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NOTÍCIA

Ao vivo e em cores: Curso de Publicidade promove Mostra de Radionovelas

Publicado em: 15/09/2016 às 17:50

Também fez parte do projeto apresentação de spots e jingles; o brega dos anos 70 e 80 embalou os trabalhos

Professores ajudam a animar o evento e apresentam a radionovela ‘Rodas do Destino’
Grupo da radionovela ‘Barreiras do Amor’
Grupo da radionovela ‘Barreiras do Amor’
Grupo da radionovela ‘Coração Dilacerado’
Grupo da radionovela ‘Coração Dilacerado’
Grupo da radionovela ‘Amor Ciganês’
Grupo da radionovela ‘Amor Ciganês’
Grupo da radionovela ‘Sentimentos Secretos’
Grupo da radionovela ‘Sentimentos Secretos’
Grupo da radionovela ‘Paixão e Perdição’
Grupo da radionovela ‘Paixão e Perdição’
Grupo da radionovela ‘Paixão e Perdição’
Professores ajudam a animar o evento e apresentam a radionovela ‘Rodas do Destino’
Professores ajudam a animar o evento e apresentam a radionovela ‘Rodas do Destino’
Apresentador da noite, locutor e acadêmico Samuel Pereira

Acadêmicos do 3° ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, deram um show de produção na 13ª Mostra de Radionovela, Spots e Jingles. Para o enredo, as peças seguiram o tema ‘brega’ dos anos de 1970 e 1980 (em 06/09).

Coordenado pela professora Sônia Moro, o projeto faz parte da disciplina ‘Redação Publicitária’, que tem como proposta a produção de peças radiofônicas (radionovelas), que são apresentadas ao vivo, e comerciais publicitários (spots e jingles), produzidos e gravados previamente no estúdio da Rádio Universitária Paranaense – RUP 107,7.

Foram produzidos spots, jingles, dicas e horóscopos para veiculação na hora do intervalo das apresentações das radionovelas, que eram a principal atração de um programa radiofônico fictício chamado ‘O fino do brega’, apresentado pelo locutor e acadêmico do 4° ano, Samuel Pereira.

Os acadêmicos produziram cenário e figurino, atuaram no palco interpretando personagens e representaram os efeitos de sonoplastia de forma artesanal, utilizando objetos variados, como sapatos de salto alto, sino, bacia e tampas de panela.

Cada grupo ficou responsável pela produção de uma radionovela, que teve como ponto de partida uma música tema para o enredo e elaboração do nome de cada uma: Barreiras do Amor (O último romântico – Agnaldo Timóteo); Coração Dilacerado (Eu vou rifar meu coração – Lindomar Castilho); Amor Ciganês (A ciganinha – Carlos Alexandre); Sentimentos Secretos (O meu sangue ferve por você – Sidney Magal); Paixão e Perdição (Professor apaixonado - Nilton Cesar) e Rodas do Destino (Motoqueiro – Almir Rogério), produzida especialmente pelos professores.

“Esse tipo de produção está embasada nas linguagens que envolvem o universo radiofônico; é um trabalho que resgata a Era de Ouro do Rádio, momento em que as radionovelas atingiram o auge do sucesso nos anos 1940 e 1950, e junto com elas os comerciais radiofônicos ganharam ainda mais espaço”, explica a professora Sônia.

Ela elogiou a criatividade dos alunos e o interesse em participar ativamente do processo: “As radionovelas, de alguma forma, despertavam o imaginário popular, reproduzindo, por meio dos contos e casos do cotidiano simples e sofrido, o estilo de vida do cidadão brasileiro típico da época; os alunos souberam captar isso tudo”.

Ela ainda pontuou a importância desta atividade para os acadêmicos: “Para o futuro profissional da publicidade, entender como as linguagens se corporificam no meio e experimentar essa dinâmica na prática proporcionam o desenvolvimento de habilidades comunicativas que são fundamentais para a profissão”. 

A acadêmica Tatiany Oliveira falou do quanto foi gratificante participar desta experiência: “Nesses trabalhos práticos realmente aprendemos o que vemos em sala, como o da elaboração do texto radiofônico e da hora do intervalo; essa experiência agrega muito valor ao nosso currículo acadêmico, assim como nos permite interagir e desenvolver as ideias em grupo”.

Sobre isso, Tatiany ainda enfatiza o quanto todos se esforçaram, se unindo e se ajudando durante o desenvolvimento das atividades: “Nosso grupo, por exemplo, teve um imprevisto com um amigo que faria parte da radionovela, mas se acidentou na véspera, e quando pedimos ajuda, recebemos todo o apoio do pessoal, assim como cada grupo ajudou outros grupos emprestando acessórios, roupas e tudo o que fosse preciso”.

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