Ao vivo e em cores: Curso de Publicidade promove Mostra de Radionovelas
Publicado em: 15/09/2016 às 17:50
Também fez parte do projeto apresentação de spots e jingles; o brega dos anos 70 e 80 embalou os trabalhos
Acadêmicos do 3° ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, deram um show de produção na 13ª Mostra de Radionovela, Spots e Jingles. Para o enredo, as peças seguiram o tema ‘brega’ dos anos de 1970 e 1980 (em 06/09).
Coordenado pela professora Sônia Moro, o projeto faz parte da disciplina ‘Redação Publicitária’, que tem como proposta a produção de peças radiofônicas (radionovelas), que são apresentadas ao vivo, e comerciais publicitários (spots e jingles), produzidos e gravados previamente no estúdio da Rádio Universitária Paranaense – RUP 107,7.
Foram produzidos spots, jingles, dicas e horóscopos para veiculação na hora do intervalo das apresentações das radionovelas, que eram a principal atração de um programa radiofônico fictício chamado ‘O fino do brega’, apresentado pelo locutor e acadêmico do 4° ano, Samuel Pereira.
Os acadêmicos produziram cenário e figurino, atuaram no palco interpretando personagens e representaram os efeitos de sonoplastia de forma artesanal, utilizando objetos variados, como sapatos de salto alto, sino, bacia e tampas de panela.
Cada grupo ficou responsável pela produção de uma radionovela, que teve como ponto de partida uma música tema para o enredo e elaboração do nome de cada uma: Barreiras do Amor (O último romântico – Agnaldo Timóteo); Coração Dilacerado (Eu vou rifar meu coração – Lindomar Castilho); Amor Ciganês (A ciganinha – Carlos Alexandre); Sentimentos Secretos (O meu sangue ferve por você – Sidney Magal); Paixão e Perdição (Professor apaixonado - Nilton Cesar) e Rodas do Destino (Motoqueiro – Almir Rogério), produzida especialmente pelos professores.
“Esse tipo de produção está embasada nas linguagens que envolvem o universo radiofônico; é um trabalho que resgata a Era de Ouro do Rádio, momento em que as radionovelas atingiram o auge do sucesso nos anos 1940 e 1950, e junto com elas os comerciais radiofônicos ganharam ainda mais espaço”, explica a professora Sônia.
Ela elogiou a criatividade dos alunos e o interesse em participar ativamente do processo: “As radionovelas, de alguma forma, despertavam o imaginário popular, reproduzindo, por meio dos contos e casos do cotidiano simples e sofrido, o estilo de vida do cidadão brasileiro típico da época; os alunos souberam captar isso tudo”.
Ela ainda pontuou a importância desta atividade para os acadêmicos: “Para o futuro profissional da publicidade, entender como as linguagens se corporificam no meio e experimentar essa dinâmica na prática proporcionam o desenvolvimento de habilidades comunicativas que são fundamentais para a profissão”.
A acadêmica Tatiany Oliveira falou do quanto foi gratificante participar desta experiência: “Nesses trabalhos práticos realmente aprendemos o que vemos em sala, como o da elaboração do texto radiofônico e da hora do intervalo; essa experiência agrega muito valor ao nosso currículo acadêmico, assim como nos permite interagir e desenvolver as ideias em grupo”.
Sobre isso, Tatiany ainda enfatiza o quanto todos se esforçaram, se unindo e se ajudando durante o desenvolvimento das atividades: “Nosso grupo, por exemplo, teve um imprevisto com um amigo que faria parte da radionovela, mas se acidentou na véspera, e quando pedimos ajuda, recebemos todo o apoio do pessoal, assim como cada grupo ajudou outros grupos emprestando acessórios, roupas e tudo o que fosse preciso”.