Você está aqui: Notícias > Neuropsicologia: Conferência com José Roberto Wajman abre a Jornada de Psicologia
Neuropsicologia: Conferência com José Roberto Wajman abre a Jornada de Psicologia
Publicado em: 15/09/2016 às 15:00
Fizeram parte da programação também conferência, mesa-redonda e Mostra Cultural
Os organizadores da Jornada de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, estão comemorando os resultados positivos da 19ª edição. A semana seguiu uma programação que priorizou integração e atualização de conhecimentos, com especialistas de excelente nível dividindo suas experiências. Mais de 250 pessoas participaram (entre 29/8 e 2/9).
O evento também comemorou o Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto. Debates, mesa-redonda, palestras, conferência e atividades culturais pautaram o evento. Com a presença de estudantes, professores e profissionais da área, a Jornada foi aberta pela coordenadora do curso, professora Danielle Barreto.
O Reitor Carlos Eduardo Garcia e a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irinéia Baretta, também se pronunciaram, enaltecendo a importância da Jornada na formação dos acadêmicos. O diretor da Unidade-Sede, professor Nilvio Ourives, também marcou presença. Logo após, o psicólogo e pesquisador da USP, José Roberto Wajman, ministrou a conferência Introdução à Neuropsicologia.
Em palestra, o professor Gilberto Alves, da Unipar, falou sobre Percepção e emoção: diálogos entre psicologia e artes. A Jornada prosseguiu com os futuros psicólogos assistindo ao espetáculo teatral Osmo, monólogo encenado pelo ator e bailarino Donizeti Mazonas, no palco do Centro Cultural Vera Schubert. Trata-se de uma peça em que as palavras despertam reflexões. Ao final da peça, os alunos participaram do debate sobre o roteiro, com mediação e análise do professor Rogério Melo, da Unipar. A diretora da peça, Suzana Damaceno, também participou.
Na mesa-redonda o tema escolhido foi Diálogos: psicologia, religiosidade e o sagrado. Participaram os profissionais Caio Vinicius Martins e Mauro Sérgio da Rocha. A mediação ficou a cargo do professor da Unipar, Jorge Antonio Vieira.
Arte e Cultura
A Jornada foi encerrada com a Mostra Cultural, que colocou na pauta apresentações de música ao vivo, monólogo teatral sobre a violência transfóbica (travestilidades e transexualidade), paródias e musicais que retratam o machismo e o combate a situações de violência de gêneros e sexualidades. Houve ainda exposição de quadros do aluno Alan Rocha e uma mostra de percepções, organizada pela turma do primeiro ano; nesta, os convidados tentavam adivinhar do que se tratava o cheiro de produtos, colocado em garrafas.
“Nossos objetivos foram alcançados, principalmente no que diz respeito à diversidade e amplitude de referências teóricas e abordagens metodológicas na atuação do profissional da psicologia”, enfatiza a professora Danielle, ressaltando que os alunos foram participativos durante toda a semana. “Tenho certeza que eles aproveitaram ao máximo tudo o que foi proposto e, assim, puderam enriquecer ainda mais a formação acadêmica”.