UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Professora apresenta trabalho no Congresso de Psicologia do Esporte

Publicado em: 13/09/2016 às 16:00

Patricia Borsato discorreu sobre pesquisa que relaciona estresse e ansiedade em árbitros de voleibol

Com apoio da Unipar, professora Patricia apresenta o pôster de sua pesquisa
Integrantes do Grupo de pesquisa pró-esporte e sua orientadora reunidos no Confibe

A Universidade Paranaense não mede esforços para incentivar seus acadêmicos e professores a participar de eventos científicos que agreguem mais conhecimentos ao currículo profissional. Prova disso é o funcionamento na Instituição do programa de apoio financeiro para que os pesquisadores participem como ouvintes ou apresentem seus trabalhos em congressos, fóruns, seminários.

Foi o que fez a professora Patricia Borsato, do curso de Educação Física da Unidade de Cianorte. Com ajuda da Unipar, ela participou do 16º Congresso Brasileiro e o 9º Confibe (Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício), realizados na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte.

Durante três dias, pesquisadores do Brasil e de outros países, como Japão, Espanha, Alemanha, Nigéria, Estados Unidos, Canadá, Suécia, Finlândia, Grécia, Itália e Coréia do Sul, debateram e apresentaram trabalhos científicos dentro do contexto da área esportiva. As palestras e mesas-redondas tiveram a participação de psicólogos, treinadores, membros dos comitês olímpicos e paraolímpicos e profissionais de Educação Física de universidades e clubes do Brasil e do exterior.

Na ocasião aconteceu também uma reunião de representantes dos Conselhos Federais de Educação Física e Psicologia, na qual discutiram o desenvolvimento no Brasil do profissional na psicologia do esporte.

A professora da Unipar apresentou pesquisa intitulada ‘Análise da relação entre os níveis de ansiedade e estresse de árbitros de voleibol’. Ela também é coautora em mais dois trabalhos apresentados no Congresso, elaborados com o grupo de pesquisa pró-esporte da UEM (Universidade Estadual de Maringá), do qual faz parte, sob orientação da professora Lenamar Fiorese.

“Esse incentivo da Unipar me possibilitou participar desse congresso que tem ampla magnitude, fazendo com que eu divulgasse a Instituição da qual faço parte”, ressalta Patricia. “O apoio da coordenação e diretores também foi imprescindível. Mas o que mais me motiva a buscar o conhecimento são meus alunos, fazendo com que eu me sinta mais preparada para oferecer um aprendizado de qualidade”, completa.

Redes sociais>