Você está aqui: Notícias > Palestra do Conselho Regional comemora o Dia do Administrador
Palestra do Conselho Regional comemora o Dia do Administrador
Publicado em: 12/09/2016 às 16:00
Evento foi um presente para alunos, profissionais da área e sociedade; atividades comemorativas seguem até o fim do mês
O mês é de celebração para o curso de Administração e esta foi a primeira. A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, participou de palestra promovida pelo CRA/PR em comemoração ao Dia do Administrador, celebrado na última sexta-feira (9/9). ‘Um século em quatro atos’ foi o tema apresentado pelo professor doutor Paulo Vicente dos Santos, do Rio de Janeiro. O convidado da noite é autor do livro Jogos de Empresas Makron Books/Pearson 2001.
O evento, que faz parte da programação para festejar o aniversário da profissão, além de homenagear os mais de 20 mil registrados, teve como intenção reunir pessoas de todos os segmentos da sociedade para divulgar os avanços conseguidos nesta profissão ao longo de 50 anos. Logo na abertura foi apresentado vídeo que explica o sistema do Conselho Federal de Administração e dos Conselhos Regionais.
Com a palavra, o palestrante refletiu sobre modelo de cenários futuros que assumem continuidade historiografias, pautando-se também nos ciclos hegemônicos e ciclos tecnológicos. Questionou, ainda, o que está por trás da crise e qual a melhor saída.
Quanto à passagem dos ciclos, numerou: 1º ciclo (1770 a 1820) mecanização inicial, 2º ciclo (1820 a 1870) vapor e ferrovias, 3º ciclo (1870 a 1930) eletricidade e engenharia pesada, 4º ciclo (1930 a 1980) produção em massa e fordismo, 5º ciclo (1980 a 2030) telemática, e 6º ciclo (2030 a 2080).
Diante da situação política e econômica brasileira atual, explorou um futuro hipotético, que chamou de um século em quatro atos, detalhando quesitos como a crise generalizada (década de 2020), Revolução tecnológica (2040), transição hegemônica (2070 a 2080) e nova potência hegemônica. Entre os cinco candidatos com maior potência hegemônica abarcou: EUA, EUA latino fundido à Europa, China, Índia e Brasil fundido à América do Sul.
Segundo argumentou o doutor, a revolução tecnológica surge em reação à crise e os avanços na área têm dois lados: utopia e distopia. Também enalteceu que na modernidade a busca é pelo humano 2.0, aquele que é mais forte, mais inteligente e que vive mais.
Evento foi um sucesso, aplaudido pelos acadêmicos e profissionais que prestigiaram. À frente de honra estiveram o representante na região oeste no CRA/PR, conselheiro Gelson Luiz Uecker, o presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), Alci Lucio Rotta Junior, o presidente da Amic (Associação das Micro e Pequenas Empresas de Cascavel), Dr. Jorge Luiz dos Santos, a presidente do Conselho Jovem Empreendedor da Acic, Silvana Luiza da Silva Ribeiro, a delegada adjunta do CRA/PR e coordenadora do curso de Administração da Unipar, Adriane Diemer Uecker, e a representante do CTESOP (Centro Técnico Educacional do Oeste Paranaense), de Asis Chateubriand, Cinara Manzano.