Você está aqui: Notícias > Geometria: Desafios instigam acadêmicos de Engenharia Civil a construir protótipos
Geometria: Desafios instigam acadêmicos de Engenharia Civil a construir protótipos
Publicado em: 12/09/2016 às 16:00
Aula prática com este método pedagógico facilita a aprendizagem da matemática
Os calouros de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, foram desafiados, na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, a construir protótipos de cúpulas geodésicas 2V e 3V com 5/8, como método de aprendizado prático em trabalhos realizados no 1º semestre.
Desta vez, todos tiveram que se concentrar na construção de protótipos de parabolóides hiperbólico, hiperbolóide de uma folha e hipérbole de fenda. “Sem nem ao menos ter explicado o conteúdo sobre cônicas ou quádricas, propus o desafio aos estudantes; fiz isso para que eles, de alguma maneira, pesquisassem sobre o conteúdo, para nossas aulas fluírem de maneira mais interessante e participativa no decorrer deste bimestre’’, afirma Michele Santos, professora da disciplina.
As cônicas e as quádricas são utilizadas na Engenharia e na Arquitetura devido às suas propriedades físicas e até mesmo estéticas.
A acadêmica Jaqueline Previatto conta que gostou do método lançado pela professora, pois conforme iam surgindo os problemas de execução, os conceitos se tornavam mais claros. “Tudo isso torna o aprendizado mais prazeroso e desperta nosso interesse pela geometria”, declara.
Seu colega de turma, Lucas Francez, diz que a experiência o levou a perceber melhor a importância das Ciências Exatas: “Ela une o mundo científico à tecnologia; além disso, essa prática nos mostrou a capacidade de aprender com nossos erros”.
A professora conta que a utilização dos desafios como estratégia de ensino tem apresentado excelentes resultados na disciplina. “Neste caso, em especial, tornou-se possível relacionar o estudo das cônicas e quádricas com suas aplicações na prática e, ao mesmo tempo, observar de quais formas eles aparecem em nosso cotidiano”, explicou a docente, orgulhosa com os resultados obtidos por seus acadêmicos.