UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Geometria: Desafios instigam acadêmicos de Engenharia Civil a construir protótipos

Publicado em: 12/09/2016 às 16:00

Aula prática com este método pedagógico facilita a aprendizagem da matemática

Matemática na Prática: Acadêmicos apresenteam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Matemática na Prática: Acadêmicos apresentam seus protótipos geométricos
Os desafios são uma forma pedagógica de aplicar conceitos de geometria na prática
Os desafios são uma forma pedagógica de aplicar conceitos de geometria na prática
Os desafios são uma forma pedagógica de aplicar conceitos de geometria na prática
Os desafios são uma forma pedagógica de aplicar conceitos de geometria na prática
Os desafios são uma forma pedagógica de aplicar conceitos de geometria na prática
Calouros de Engenharia Civil reunidos
Calouros de Engenharia Civil reunidos
Professora Michele Santos

Os calouros de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, foram desafiados, na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, a construir protótipos de cúpulas geodésicas 2V e 3V com 5/8, como método de aprendizado prático em trabalhos realizados no 1º semestre.

Desta vez, todos tiveram que se concentrar na construção de protótipos de parabolóides hiperbólico, hiperbolóide de uma folha e hipérbole de fenda. “Sem nem ao menos ter explicado o conteúdo sobre cônicas ou quádricas, propus o desafio aos estudantes; fiz isso para que eles, de alguma maneira, pesquisassem sobre o conteúdo, para nossas aulas fluírem de maneira mais interessante e participativa no decorrer deste bimestre’’, afirma Michele Santos, professora da disciplina.

As cônicas e as quádricas são utilizadas na Engenharia e na Arquitetura devido às suas propriedades físicas e até mesmo estéticas.

A acadêmica Jaqueline Previatto conta que gostou do método lançado pela professora, pois conforme iam surgindo os problemas de execução, os conceitos se tornavam mais claros.  “Tudo isso torna o aprendizado mais prazeroso e desperta nosso interesse pela geometria”, declara.

Seu colega de turma, Lucas Francez, diz que a experiência o levou a perceber melhor a importância das Ciências Exatas: “Ela une o mundo científico à tecnologia; além disso, essa prática nos mostrou a capacidade de aprender com nossos erros”.

A professora conta que a utilização dos desafios como estratégia de ensino tem apresentado excelentes resultados na disciplina. “Neste caso, em especial, tornou-se possível relacionar o estudo das cônicas e quádricas com suas aplicações na prática e, ao mesmo tempo, observar de quais formas eles aparecem em nosso cotidiano”, explicou a docente, orgulhosa com os resultados obtidos por seus acadêmicos.

Redes sociais>