Você está aqui: Notícias > Alerta para homens: Cipa promove palestra sobre doenças da próstata
Alerta para homens: Cipa promove palestra sobre doenças da próstata
Publicado em: 09/09/2016 às 16:00
O câncer foi o foco principal, alertando os participantes quanto à importância de realizar os exames de prevenção
Para encerrar o mês da campanha Agosto Azul, a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Universidade Paranaense – Unipar reuniu os funcionários dos diversos setores para a palestra câncer de próstata, ministrada pelo professor, biomédico Raphael Sahd.
Segundo estatísticas, os homens se cuidam menos do que as mulheres e morrem mais cedo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que no Brasil 61.200 novos casos do câncer aparecerão em 2016. Até 2013 foram 13.000 mortes. Assim, o alerta foi para que os homens compareçam ao médico e façam os exames preventivos, sabendo que, se a doença for diagnosticada em 1º estágio, tem chances de cura.
Em sua fala, o professor destacou as duas principais doenças que podem afetar a próstata, além do câncer, conhecidas como hiperplasia benigna prostática e prostatite (inflamação nos tecidos da próstata). Pontuou as causas, sintomas e tratamentos.
“Todo homem acima de 60 anos tem aumento da próstata”, disse. Sobre o PSA, exame para averiguar os níveis de alteração da próstata, explicou que os valores de referência aumentam com a idade e outros determinantes, sendo essencial que o resultado seja avaliado por um profissional da saúde.
Também alertou que nem todo paciente com câncer de próstata tem PSA elevado, sendo importante também, após os 50 anos de idade, realizar o exame do toque retal. No Brasil, o câncer de próstata é a 2ª doença mais comum entre os homens, mas caminha para o 1º lugar, conforme o INCA.
Para diferenciar as doenças, o docente detalhou o que é o câncer, um crescimento das células de forma desordenada, e o que é metástase, quando este crescimento desordenado invade tecidos e órgãos. Também apresentou fatores de desenvolvimento do câncer, como fator genético, hormonal, dieta, doenças venéreas e fatores ambientais, como poluição e falta de exercício físico.
“Muito cuidado, pois a evolução do câncer é silenciosa e não aparecerem sintomas, somente na fase avançada, quando se instala a dor óssea, lombar, problemas de ereção, infecção generalizada, entre outros sinais”, ponderou, lembrando que o Laboratório de Análises Clínicas da Unipar disponibiliza a seus colaboradores e familiares o exame PSA gratuito.