Você está aqui: Notícias > Jornada Odontológica: Alunos e professores dão show de talento em noite cultural
Jornada Odontológica: Alunos e professores dão show de talento em noite cultural
Publicado em: 02/09/2016 às 16:00
Evento contou com palestras, bate-papo com ex-alunos, atividades esportivas e mostra científica e com os alunos apresentando o curso aos seus pais
Eles provaram que não levam jeito só para os estudos. Professores e estudantes deram um verdadeiro show no palco do Teatro Unipar, ao abrirem a 21ª Jornada Odontológica e o 13º Fórum Pedagógico e de Egressos. A noite de talentos foi regrada à música, dança, integração e muita animação entre as turmas do curso de Odontologia da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama (entre 22 e 26/8).
As apresentações culturais começaram com estudantes apresentando o ‘jornal da odonto’, uma peça teatral que abordou as características de cada professor. A noite seguiu com violão, música e danças. Os professores mostraram que também têm talento para a música e deram uma canja em apresentação solo e com os alunos. A abertura foi abrilhantada pelas bailarinas da Companhia de Dança Ballerina, que apresentou o número de jazz ‘Amor Ritano’, com a participação especial da coordenadora do curso da Unipar, professora Cintia Araújo. Um grupo de alunas do 3º ano também animou o público com uma performance de dança.
Outra performance que agradou a plateia foi das alunas gêmeas Larissa Carvalho Bonora e Lauana Carvalho Bonora, que apresentaram passos de ginástica rítmica. A noite dos talentos foi encerrada com a ‘Dança das Formandas’.
A semana continuou com palestras, minicursos, troca de experiências com ex-alunos, apresentação de trabalhos e discussões sobre melhorias do projeto pedagógico do curso, como o regulamento das atividades complementares e o novo regulamento de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Para falar sobre Ultrassom em endodontia foi convidado o professor Cristian Gianpietro Brandão, da Unioeste. Já Ortodontia: inter-relação com as demais especialidades foi o tema debatido pelo professor Edson Homem Neto, da pós-graduação em Ortodontia da Unipar.
Outros assuntos que entraram na programação foram Tendências e inovações na Odontologia Estética, com a representante da empresa 3M do Sul do Brasil, Gilian Boutin Kuster, e Biomateriais na odontologia, com Carlos Shioya, da Clínica e Instituto Thisuako.
No Fórum de Egressos, as turmas ouviram com atenção os relatos dos cirurgiões-dentistas: Aline Massocatto compartilhou um pouco das experiências profissionais vividas na Aeronáutica; Wander Simm falou do seu trabalho como docente em uma instituição do Paraguai; Elexsander Mazieri, falou de sua atuação em clínica privada; Carolina Eurich Mazur, dos conhecimentos que está adquirindo na residência em Odontologia no Hospitalar da UFPR; e Marielso Staut, da experiência na área da saúde pública.
Outro momento marcante da Jornada foi o ‘Seminário Identidade’, em que o curso foi apresentado pelos próprios alunos aos seus pais. O Reitor Carlos Eduardo Garcia e o diretor-geral, professor Nilvio Ourives dos Santos, prestigiaram.
Durante a semana teve ainda os Jogos Interodonto. Na modalidade de futsal masculino foi campeão o time do 3º ano; e no voleibol feminino, o do 4º ano.
“A Jornada superou nossas expectativas, com adesão em peso dos nossos acadêmicos; priorizamos na programação temas atuais da Odontologia para enriquecer ainda mais o aprendizado acadêmico, discutidos por ex-alunos e profissionais de excelente nível”, comemora Cintia Araújo, destacando o encontro dos alunos com seus pais como um momento especial. “O Seminário Identidade foi lindo! Nele, a ideia é instigar o nosso aluno a repensar a sua identidade com a instituição e com o curso; eles [os alunos] foram brilhantes em suas apresentações, o que nos fez ver que esse objetivo foi alcançado plenamente”.
Mostra Científica
Durante a Jornada Odontológica ocorreu também apresentação dos trabalhos científicos produzidos pelos alunos. A mostra reuniu 103 temas, sendo 68 apresentados em painel e 35 em forma oral. Após avaliação da banca, composta por professores e ex-alunos do curso, foram premiados os quatro melhores na categoria oral e os oito melhores no painel; o melhor trabalho do 1º ano e da pós-graduação também receberam certificados. Aluno do 2º ano, Leonardo Carlini Barbosa apresentou um tema com foco nos ‘Florais de Bach’. “Busquei responder os questionamentos dos professores e dos meus colegas com precisão; e por ser um tema ainda pouco pesquisado, acredito que pude compartilhar conhecimentos importantes”, conta o estudante, afirmando que o trabalho científico contribui na sua formação. “Isso faz com que buscamos aprendizados extras, fora da sala de aula, expandindo nossa visão”. Para a colega de sala Mariana Yamashita foi uma experiência nova, já que é a primeira vez que ela apresenta trabalho na mostra. “Valeu a pena o esforço, pois, além de contribuir no meu histórico acadêmico, são aprendizados que farão diferença no meu futuro profissional e que me incentivam a apresentar novos temas”.