Você está aqui: Notícias > Arquitetura e Urbanismo realiza viagem técnica a Porto Alegre
Arquitetura e Urbanismo realiza viagem técnica a Porto Alegre
Publicado em: 29/08/2016 às 15:50
Alunos e professores conheceram prédios históricos e demais estruturas arquitetônicas na capital gaúcha
As férias de julho não foram apenas de diversão para os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Toledo. Os estudantes aproveitaram o recesso escolar para conhecer a capital gaúcha, Porto Alegre, e suas riquezas culturais e arquitetônicas.
Na viagem técnica, os alunos foram acompanhados dos professores Ricardo Sardo, Chinthia Thiesen e Tayane Araújo e conheceram ícones arquitetônicos, como a Fundação Iberê Camargo, projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, e prédios históricos, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e a Catedral de Porto Alegre.
Também estiveram no Beira Rio, no estádio do Internacional, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014; no Hipódromo do Cristal, prédios projetados por arquiteto uruguaio no final da década de 50, no estilo modernista; no Palácio do Piratini, sede do governo gaúcho, na praça matriz e no museu Júlio de Castilhos, no centro histórico de Porto Alegre e Mercado Público, entre outros locais.
Os acadêmicos tiveram ainda a oportunidade de conhecer e interagir com obras de arte e elementos arquitetônicos, ampliando suas visões quanto à importância da apreciação e preservação do patrimônio histórico cultural.
Outro ponto importante da viagem foi a visita ao câmpus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Lá, assistiram a uma aula ministrada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição com o tema: "Escritório Modelo de Arquitetura (EMA)" e "A Arquitetura x bom senso – uma abordagem crítica". Os acadêmicos das duas universidades puderam trocar experiências, de acordo com suas realidades acadêmicas e contextos regionais.
O grupo também visitou a Casa Cor RS 2016, evento de referência no ramo da Arquitetura e Interiores, que acontece todos os anos em boa parte dos estados brasileiros. Eles viram os últimos lançamentos em termos de inovação tecnológica da arquitetura nacional e internacional. Na avaliação dos professores, “foi uma experiência enriquecedora, onde os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, conhecer novas culturas e aumentar sua capacidade de discutir ideias e soluções para os desafios que encontrarão em suas vidas profissionais”. A viagem cultural foi realizada de 21 a 24 de julho.