UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Impostômetro: Ciências Contábeis divulga medidor de arrecadação de impostos

Publicado em: 29/08/2016 às 15:30

Tributos que pagamos são calculados em tempo real; no site da ferramenta é possível consultar a contagem de cada cidade, estados e do país

O professor Thiago e a acadêmica Simone: estudo tem por objetivo informar e conscientizar contribuinte
O primeiro impostômetro foi implantado na Associação Comercial de São Paulo, em São Paulo
Impostômetro em Curitiba: na capital paranaense medidor foi instalado na entrada da sede da Associação Comercial do Paraná
Acadêmica Simone Bandoch

O alto valor de impostos que pagamos na compra de um produto é uma das grandes queixas dos brasileiros. O imposto da gasolina, por exemplo, representa 56% do valor total e na conta de energia a porcentagem chega a 48%. Esses índices, quando somados a tudo o que se consome no país, pode ser ainda mais assustador. Até o primeiro semestre deste ano o impostômetro, ferramenta criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário em 2005, já tinha alcançado a incrível marca de um trilhão de reais.

O impostômetro é um medidor estatístico que calcula, por meio de mecanismos ligados a bancos de dados, os impostos pagos em todo o país, em tempo real. Diante de sua importância na área contábil, o professor Thiago da Silva, da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, desenvolveu estudo acadêmico sobre o assunto, que foi apresentado na Jornada de Estudos do curso de Ciências Contábeis.

Ele destaca que o impostômetro surgiu com meta de informar o contribuinte o quanto ele paga de imposto em cada produto que compra e conscientizá-lo. “O aparelho, que está instalado em locais estratégicos de grandes cidades do Brasil, como a capital paulista, funciona por meio de uma rede automatizada, que recebe os dados de todo o país e depois informa os valores em um painel”, explica o professor, ressaltando que o mecanismo computa os tributos federais, estaduais e municipais.

Para o estudo, realizado pelo projeto de extensão LAF (Laboratório de Ambiência em Finanças), o professor contou com o auxílio da acadêmica de Ciências Contábeis, Simone Bandoch. “Estudar o impostômetro me propiciou uma reflexão que vai além da vida acadêmica, pois é revoltante ver o tanto de impostos recolhidos e a situação que o Brasil se encontra; e como cidadãos, que cumprem com seus deveres, temos o direito de saber tudo o que envolve os tributos nos serviços e produtos que compramos”, conta a estudante.

O conhecimento adquirido no projeto, Simone compartilha em ações sociais realizadas pela Unipar, representando o curso de Ciências Contábeis. Ela conversa com pessoas da comunidade, com o objetivo de informar e alertar.

Saiba mais

Para obter informações sobre o funcionamento do impostômetro basta acessar o site www.impostometro.com.br. Nele é possível solicitar um painel com o cálculo dos impostos em tempo real de cada cidade e também gerar um contador de impostos.

Redes sociais>