Você está aqui: Notícias > Novo CPC: Professor da Unipar lança livro e presenteia Reitor
Novo CPC: Professor da Unipar lança livro e presenteia Reitor
Publicado em: 26/08/2016 às 15:30
Obra de Fábio Caldas, que faz parte do corpo docente do mestrado em Direito Processual e Cidadania, tem mais de mil páginas
Fornecer uma visão sólida, integrada e ampla sobre a nova legislação processual. Este é o objetivo do livro ‘Curso de Processo Civil – Tomo I’, escrito pelo juiz e professor do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense – Unipar, Fábio Caldas de Araújo. Lançado pela editora Malheiros, a obra analisa o novo CPC (Código de Processo Civil) em mais de mil páginas.
“Esta obra será composta de três tomos e representa um trabalho de maturidade profissional”, diz o autor, que é juiz em Xambrê, cidade vizinha de Umuarama. “Ela nasce neste momento de completa renovação da lei processual, o que consiste em um fato histórico; nosso código anterior era de 1973 e prestou um grande serviço, mas sua renovação era inevitável”, acrescenta.
O conteúdo é dirigido a estudantes e profissionais. “É uma grande alegria partilhar com o público em formação acadêmica e com os profissionais já habilitados as experiências e os conhecimentos da área processual”, exclama. “E o maior privilégio de escrever é justamente a obrigação do aprendizado e o aperfeiçoamento contínuo, que no meu caso é um prazer”.
Caldas foi recebido na Reitoria para apresentar o livro. Ao Reitor Carlos Eduardo Garcia ele disse estar lisonjeado com a receptividade que está tendo e que também está orgulhoso pelo fato de a obra ter saído com o selo de uma das editoras mais conceituadas do país. “A Malheiros confiou a mim o encargo de representá-la perante o novo Código de Processo Civil por meio deste Curso; é um grande privilégio e responsabilidade!”.
Agora, diz que está trabalhando com afinco para que o segundo tomo seja finalizado ainda este ano e o último até o primeiro semestre de 2017. “A obra procurará tratar de todas as alterações e preparar o profissional e acadêmico para esse novo desafio: a compreensão do novo sistema processual”, destaca o professor.
O Reitor elogiou o empenho do jurista e pesquisador da Unipar: “A Universidade Paranaense se orgulha de ter em seu quadro o professor Fábio Caldas, que é valorizado pelos alunos por sua altíssima capacidade intelectual e também pelo carisma; Caldas é muito atencioso: é o professor que todo aluno sonha em ter”.
Sobre o livro, diz ter ficado fascinado com tamanha desenvoltura do escritor. “Faço ideia da importância que possui pela marca da Malheiros que carrega”, argumenta. E arremata: “Com esta obra, Caldas projeta seu conhecimento por todo o Brasil, revelando seu talento intelectual que é compartilhado na Unipar”.
Também participaram da recepção o diretor de Assuntos Jurídicos da Unipar, professor Lino Ito, e seu assistente, o advogado Marcos Rodrigues da Mata.