Você está aqui: Notícias > Integração, conhecimento e solidariedade marcam a 2ª Jornada de Engenharia Civil
Integração, conhecimento e solidariedade marcam a 2ª Jornada de Engenharia Civil
Publicado em: 26/08/2016 às 15:10
Além de palestras, minicursos e oficinas, o evento contou com uma gincana, realizada em parceria com estudantes do ensino médio
O curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, realizou a sua 2ª Jornada Acadêmica com uma programação bem diversificada. Como acontece todos os anos, a coordenação do curso organizou o evento com palestras, oficinas, minicursos e gincana, propiciando muito conhecimento e integração.
Abrindo a Semana, o professor Romel Dias, de Maringá, ministrou palestra sobre ‘Concretos especiais’. Na pauta também entrou o tema ‘Administração e obras públicas’, com o engenheiro Marco Guilherme, que falou sobre as questões legais que envolvem esse tipo de obra.
Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Crea-Jr/PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), em palestra com a representante e membro dirigente Beatriz Moura, que é também acadêmica da Unipar de Paranavaí; ela sanou dúvidas e explicou como se tornar membro dirigente do Crea-JR. Ainda para falar sobre o Crea, a convidada foi a arquiteta e professora Fernanda Bialesk, que explicou sobre suas atribuições e os benefícios do órgão.
O conhecimento prático dos acadêmicos pôde ser aperfeiçoado através de minicursos e oficinas, que foram ministrados durante o dia, pelas professoras Fernanda Bialesk e Catarina Petri.
A coordenadora do curso, professora Vanda Lupepsa, avaliou esta edição de forma muito positiva: “Para nós da organização, a jornada foi um grande sucesso, alcançando os objetivos de ampliar os conhecimentos dos acadêmicos e proporcionar o desenvolvimento humano”, considera.
Muito aguardada pelos alunos, a Gincana Acadêmica empolgou e promoveu desenvolvimento intelectual e social. As provas tinham participação de alunos do ensino médio, que ajudaram na arrecadação de alimentos. Os donativos foram encaminhados a entidades filantrópicas de Guaíra, como a Pastoral da Crianças e o Auxílio Fraterno.
Os estudantes também puderam explorar toda sua criatividade na apresentação cultural. E reforçar as habilidades na atividade de construções de maquetes realistas e de pontes de palitos de sorvete, quando puderam pôr em prática conceitos e teorias vistas em sala de aula.