Você está aqui: Notícias > 17º Encomun instiga reflexão sobre empreender em publicidade
17º Encomun instiga reflexão sobre empreender em publicidade
Publicado em: 25/08/2016 às 16:40
Evento contou com palestras e oficinas ministradas por profissionais que atuam na web, em produção de série de tv e em agências
Com o objetivo focado em promover atualização de conhecimentos e integração entre os alunos, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizou o seu tradicional Encontro de Comunicação Social, o Encomun (de 16 a 19/08).
O evento, que chegou à 17ª edição, seguiu o eixo temático ‘O que te captura?’, oferecendo palestras e oficinas ministradas por profissionais conceituados da área da comunicação; todas tiveram expressiva participação: cerca de 120 inscrições, no total.
Na abertura, a professora Sônia Moro e o coordenador do curso, professor Rodrigo Oliva, destacaram a importância do evento para a difusão de novas informações e para o acadêmico incrementar o currículo; ao se pronunciarem, eles lembraram que o objetivo do evento era levar os participantes a refletir sobre os trabalhos de jovens visionários que conseguiram empreender de forma inovadora e ousada.
Foram quatro noites de palestras que versaram sobre ‘Publicidade na Web: a era dos influenciadores’, com o publicitário e editor-chefe do maior site sobre séries de TV do Brasil, o Série Maníacos, Michel Arouca de Souza; ‘Asteroides Filmes- o céu é o limite’, com o diretor executivo da produtora Diogo dos Reis Ruiz, da Asteroides Filmes, de Curitiba; ‘Web Rádio: uma experiência na alma’, com Daniel Altair Thomas Ferreira, coordenador geral do projeto palco Alma Londrina; e ‘Estagiário de mim mesmo’, com Carlos Eduardo Capella Reis, sócio-diretor de planejamento da agência Insane, de São Paulo.
O evento também contou com duas oficinas no período da tarde que abordaram ‘Aprendendo a empreender grandes ideias, supernegócios’, ministrada por Diogo dos Reis Ruiz, e ‘Movimento e arte: Oficina de cinema e vídeo’, por Bruno Gehring (18/08).
Segundo a organizadora do evento, professora Ana Ribas, a escolha dos profissionais foi criteriosa: “Consideramos, principalmente, o alto grau de afinidade e a forma criativa que os convidados demonstram, profissionalmente, nos meios em que estão inseridos”.
Ela diz ainda que os resultados foram excelentes e que a cada ano o Encomun cria uma imagem mais forte, reafirmando, assim, os objetivos do evento: “Incentivar os alunos a empreender foi a grande proposta desta edição; o mercado está em constante mutação e os acadêmicos precisam estar inteirados desta premissa para ingressarem com mais segurança no mundo do trabalho, no futuro próximo que os aguarda”.
Para o professor Rodrigo Oliva, este evento é extremamente importante para a formação acadêmica: “O Encomun se traduz, para o aluno, em momentos de reflexão sobre seus planos de carreira, além de abrir espaço para que ele produza conhecimento, com inspiração e empolgação, embasado nas experiências de profissionais atuantes no mercado, que ouvem durante as palestras”.
Para a organização do Encomun, os professores contaram com o auxílio de acadêmicos do 4° ano; eles colaboraram nas tarefas de bastidores, desde a escolha dos palestrantes e a divulgação do evento, até o encerramento.
Ana Maria Oliveira fez parte da equipe. “Esta experiência me fez perceber, na prática, como é organizar eventos deste porte e ficar atenta para os detalhes importantes; em nosso curso estudamos sobre estas estratégias e de como tudo isso agrega no valor de uma marca. Por isso posso dizer que foi motivador quando vi que o trabalho, do qual me envolvi, deu certo, foi bem-sucedido”.