Você está aqui: Notícias > Parceria viabiliza atendimento em fisioterapia para bombeiros
Parceria viabiliza atendimento em fisioterapia para bombeiros
Publicado em: 25/08/2016 às 11:00
Trabalhos incluem exercícios para prevenção de lesões, na sede da corporação, e de reabilitação, na clínica de Fisioterapia da Unipar
Ampliando seu leque de atividades sociais, o curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, está investindo em um novo projeto de extensão. Desta vez é para beneficiar soldados do Corpo de Bombeiros.
Duas vezes por semana, estagiários vão até à academia de musculação da sede do Grupamento e, durante uma hora, aplica exercícios de fortalecimento de músculos voltados à prevenção de lesões; os que já estão lesionados recebem atendimento na Clínica de Fisioterapia do Câmpus.
“Acredito que seja um trabalho inédito no Estado; nós sentimos a necessidade, procuramos a Unipar e conseguimos fazer esta parceria”, conta o tenente Guilherme Rodrigues, acrescentando que todos os bombeiros estão aproveitando a oportunidade para se fortalecerem.
Formado em Educação Física, o tenente Rodrigues sabe da importância da atividade física orientada na prevenção de lesões. Segundo ele, o atendimento realizado pelos bombeiros, incluindo o levantamento de vítimas ou mesmo dos equipamentos utilizados para o combate a incêndios, que são pesados, favorece o aparecimento de lesões de coluna, joelhos e ombros.
O trabalho que está sendo proposto visa justamente fortalecer estes músculos para que, melhor condicionados, reduzam os riscos de problemas no futuro, preservando a qualidade de vida.
Por enquanto, o projeto da Unipar atende o grupo que atua no atendimento de rua (em chamadas de resgate), mas a meta é estender o trabalho para os demais integrantes da corporação, os que atuam na área administrativa e em outros setores.
A aceitação entre os bombeiros é excelente, diz o tenente Rodrigues. “Todos estão aceitando muito bem os programas de exercícios sugeridos e participam das atividades de uma forma alegre, divertida”, destaca, elogiando o trabalho dos estudantes de Fisioterapia da Unipar, Willian Otávio, Regiane Zamian e Danieli Krewer.
A responsável técnica pela Clínica de Fisioterapia da Unipar, fisioterapeuta Priscila Giovanini, diz que o projeto é bastante positivo, pela retribuição que a Instituição pode dar à sociedade, como também pela experiência que oferece aos alunos. “Além da prática de reabilitação, que já desenvolvem na Clínica, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar de perto os resultados deste trabalho de prevenção”, salienta.