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Encontro de Moda: Desfile de cães da SAAU encanta público
Publicado em: 23/08/2016 às 15:00
Palestras e desfiles envolvendo outros temas também aguçaram a criatividade dos estudantes
Com o tema ‘O ser criativo na moda: Originalidade e aspectos legais’, a Universidade Paranaense realizou com sucesso o 3° Encontro de Design de Moda, em Umuarama. Durante cinco dias, estudantes, professores e profissionais do mundo da moda trocaram experiências e informações em desfiles e palestras. Com temas diversificados, os desfiles aconteceram no Teatro Unipar, onde o palco foi transformado em passarela para a apresentação dos looks produzidos pelos acadêmicos, que deram um show de criatividade.
Com grande público, o desfile Fashion Dogs foi a sensação. As estrelas da noite foram cães da SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama), que desfilaram com peças de roupas pets, encantando a plateia que foi assistir. O objetivo foi criar e apresentar uma coleção que englobasse todo o planejamento de um produto de moda para cachorros.
“O resultado foi melhor que o esperado, com os alunos mostrando desenvoltura e inventividade na criação e confecção das peças”, explica o professor Gilberto Alves, que coordenou os trabalhos do desfile produzido por quatro acadêmicos do segundo ano, na disciplina de Planejamento e Produto. O evento comemorou os 20 anos do curso de Medicina Veterinária da Unipar e contou com ajuda de alunos da graduação. O Reitor Carlos Eduardo Garcia e o diretor Nilvio Ourives dos Santos prestigiaram o desfile.
O desfile que abordou o tema Grandes Estilistas da História também chamou atenção do público presente. Produzidos pela turma do primeiro ano e coordenado também pelo professor Gilberto Alves, os looks impressionaram na passarela e os modelos foram bastante aplaudidos.
A turma do segundo ano ficou responsável em organizar e criar as peças do desfile Red Carpet, também bastante elogiado pelo público, que estava atento a cada detalhe das roupas. “Desafiamos os alunos a criar peças de gala a partir de resíduos têxteis, que são descartados por indústrias de confecções”, explica a professora Cristiane Lidório, ressaltando que o resultado foi satisfatório. “Eles criaram peças ricas em detalhes, que vão desde apliques até o tingimento do resíduo, surpreendendo a todos”.
Outro tema foi Moda e Arte no Brasil - conexões múltiplas, desfile criado e produzido pela turma do terceiro ano. “Nosso objetivo era aguçar a criatividade dos alunos, deixando a escolha do material a ser utilizado por conta deles, desde que o mesmo tivesse coerência e adequação ao tema”, ressalta a professora Carla Siqueira.
Segundo ela, o trabalho focou as disciplinas de Execução de Produto e Marketing de Moda e o resultado superou as expectativas: “Foi Maravilhoso! Eles entenderam a proposta e se dedicaram ao processo, desde o planejamento até a execução; fizeram conexões e pontes de sentido muito além do óbvio, questionando e analisando cada escolha, cada detalhe do produto”.
Para a coordenadora do curso, professora Marianna Oliveira, os desfiles alcançaram êxito porque foram bem planejados e executados por professores e estudantes: “Os acadêmicos desenvolveram criações excelentes seguindo propostas competentes, direcionadas e orientadas pelos professores; foi um trabalho interdisciplinar intenso, sim, mas empolgante, também, que permitiu às equipes aplicarem o que aprendem em sala de aula”.
Discutindo temas da área
Além de aplicar os conhecimentos vistos em sala de aula na produção dos desfiles, os alunos também tiveram contato com profissionais experientes da área. Um dos convidados foi o advogado e professor Gilberto Mariot, especializado em direitos autorais e fotografia. O profissional falou sobre o tema do seu livro – Fashion Law: A Moda nos Tribunais.
Também entrou na pauta Direito na Moda: Noções jurídicas e sua aplicabilidade no mercado, com a advogada e professora universitária Flávia Correa Vieira. A série de palestras continuou com a psicóloga e coach Ana Caroline Lecher, que abordou o tema Carreira: o que o mercado exige e como eu me encaixo.
Outro assunto que também prendeu a atenção dos estudantes foi Connect The Dots - Processos criativos na Moda, com o publicitário e coordenador de design da empresa Morena Rosa, de Cianorte, Alex Portes. Depois da palestra, um grupo de alunos sorteados e mais aqueles que fizeram perguntas ao palestrante participaram de uma gincana bastante interessante, o Fashion Lab. Divididos em quatro equipes, os alunos tiveram que discutir sobre criação, público-alvo, estilo de vida. A equipe vencedora ganhou uma visita à empresa Morena Rosa.
“É importante para nossos alunos estarem em contato com profissionais conceituados para adquirir conhecimentos sobre temas que não são abordados em sala de aula; também é uma oportunidade de entender um pouco mais dos aspectos legais que envolvem a profissão”, enfatiza a coordenadora do curso, professora Marianna Oliveira.