Você está aqui: Notícias > CRFJr e Unipar: Grupo de estudantes de Farmácia criam a liga Superfarmacêuticas
CRFJr e Unipar: Grupo de estudantes de Farmácia criam a liga Superfarmacêuticas
Publicado em: 19/08/2016 às 17:00
A ideia é dar um up nas ações desenvolvidas para proteger os usuários dos riscos da automedicação e doenças infectocontagiosas
O CRF Júnior e os acadêmicos de Farmácia da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Francisco Beltrão, têm desenvolvido diversas atividades em prol da comunidade. O objetivo é a conscientizar sobre assuntos de grande relevância, como cuidados para se evitar contágio de doenças infectocontagiosas, riscos da automedicação e importância da doação de sangue e medula óssea.
O CRF-PR Júnior é um programa que tem por propósito promover a inter-relação entre o Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR) e os estudantes do curso de graduação de Farmácia no Estado do Paraná, destacando as atividades e funções abarcadas pela profissão farmacêutica, de modo a alcançar a efetiva participação e a inserção profissional em prol do desenvolvimento da sociedade.
Com estas ações, o CRF Júnior colabora com a disseminação do conhecimento adquirido pelos alunos do curso de Farmácia, fazendo com que a profissão seja mais bem reconhecida pela população em geral. As ações também beneficiam a comunidade interna da Unipar.
Na ação contra as DST’s, realizada no mês de maio de 2016, foram distribuídos preservativos aos alunos e explanados alguns dados sobres as principais doenças sexualmente transmissíveis, com finalidade de demonstrar como se faz a prevenção e tratamento dessas doenças.
No Dia da Mulher, no mês de março de 2016, o CRF Jr. incentivou a valorização da mulher, convidando as acadêmicas dos cursos da Unidade de Francisco Beltrão a participar de sessão de fotos divertidas numa cabine, montada no hall de entrada do Câmpus, e que posteriormente foram publicadas nas redes sociais.
Ainda no mês de maio, a entidade realizou campanha que orientou sobre uso racional de medicamento, além da que conscientizou os acadêmicos sobre a importância do profissional farmacêutico e os perigos à saúde que a automedicação pode gerar, não só em casos de alergias, mas também de interações entre diferentes medicamentos.
Para dar mais impacto aos trabalhos, as acadêmicas formaram a liga das Superfarmacêuticas (em alusão aos super-heróis), que tem o papel fundamental de proteger os usuários de medicamentos de qualquer mal que esses possam lhes causar, além de ser uma campanha divertida, em que vários acadêmicos se sentiram mais à vontade para ouvir as explicações das futuras farmacêuticas. A campanha chamou atenção principalmente para o papel do farmacêutico dentro da sociedade.
De acordo com o professor Volmir Pitt Benedetti, coordenador do curso, o CRF Jr e Unipar Francisco Beltrão agem em prol dos acadêmicos e da comunidade e continuarão com as suas ações colaborativas durante o ano letivo, sempre levando em consideração assuntos pertinentes ao momento ou à sociedade, com o principal papel de levar seu conhecimento aos demais acadêmicos e população em geral.