Você está aqui: Notícias > 12ª Jornada de Fisioterapia promove atualização de conhecimentos
12ª Jornada de Fisioterapia promove atualização de conhecimentos
Publicado em: 16/08/2016 às 15:00
Pediasuit, traje utilizado para tratamento de pacientes com dificuldades motoras, foi uma das novidades entre as várias apresentadas
Estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Toledo, encerraram nesta sexta-feira, 12, a sua participação na 12ª Jornada de Fisioterapia, iniciada na terça-feira, 9. O evento é realizado anualmente e visa trazer aos alunos as últimas novidades na área, com a participação de professores e outros profissionais que atuam na região, no Paraná ou mesmo em outros estados.
Neste ano, uma das novidades apresentadas aos acadêmicos foi o pediasuit, uma roupa específica utilizada para tratamento de pacientes com disfunções motoras, além de pilates, reabilitação cardíaca, tratamento de articulações temporomandibulares e osteopatia.
“Dentro do curso temos uma carga horária a cumprir, que dá a formação básica ao aluno, mas temos a preocupação de trazer algo mais, alguma coisa que vai auxiliar no dia a dia do futuro profissional, afirma o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Jeferson Amaral dos Santos.
Segundo ele, a Jornada visa também troca de conhecimentos. “Na Jornada trazemos profissionais que estão fazendo algo diferente no seu dia a dia, para que os alunos aprendam com estes profissionais”, complementa.
Em tempo de Olimpíadas, avaliou Jeferson, os acadêmicos estão percebendo uma presença constante dos profissionais de fisioterapia na competição, acompanhando e orientando os atletas. Segundo ele, o profissional tem um papel muito importante nesta área, tanto no tratamento de lesões, como em atividades preventivas.
“A todo o momento a gente vê um profissional da Fisioterapia orientando, acompanhando; a área esportiva é muito importante: é um dos carros-chefe da Fisioterapia e tem muito destaque justamente em eventos como este, com grande visibilidade”, observou.
Ele considera que a Olimpíada é uma vitrine para a fisioterapia ortopédica, que tem muitas outras áreas de atuação, além das mais tradicionais, como a ortopedia e neurologia. “O profissional pode atuar com idosos, na gerontologia, cardiologia, pneumologia, com gestantes, com pilates, entre outras áreas; a Jornada vem ao encontro dos anseios dos estudantes, que querem ver o que está sendo feito, de novo, no mercado de trabalho”.
Acadêmicas aprovam iniciativa
As acadêmicas Jéssica Lima e Marla Heck, alunas do terceiro ano do curso de Fisioterapia, aprovam a Jornada, pelas novidades que ela traz, além de dinâmicas diferentes de trabalho, fugindo da rotina diária em sala de aula. Entre os temas deste ano, elas destacaram a palestra sobre fisioterapia em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e novos equipamentos utilizados pelos profissionais em sua atuação. “Foram temas bem interessantes e que não tivemos nas edições anteriores”, diz Jéssica.
Para Marla, a Jornada tem grande importância pelos conhecimentos extras que proporciona: “As palestras e outras atividades nos permitem refletir e começar a definir em qual área pretendemos nos dedicar no mercado de trabalho, nos especializar”.