Você está aqui: Notícias > Diretoria de Cultura e Divulgação promove maior evento da Unipar
Diretoria de Cultura e Divulgação promove maior evento da Unipar
Publicado em: 12/08/2016 às 18:00
Alunos de escolas públicas e particulares da região e universitários puderam assistir juntos, na Unipar, a palestras do projeto ´Partilhando Conhecimento’; cem foram ofertadas e ministradas por professores, acadêmicos e convidados
Oportuna, essencial e inesquecível. Assim pode ser definida a experiência proporcionada pelo projeto ‘Compartilhando Conhecimento’ da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação (DEGCD) da Universidade Paranaense – Unipar, na quarta-feira, 10, realizado com apoio do Núcleo Regional de Educação. Com o objetivo de integrar estudantes do ensino médio com acadêmicos do ensino superior alcançado, organizadores comemoram os bons resultados.
Coordenado pelo DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária) da DEGCD, e oferecido em dois períodos – manhã e noite – o projeto colocou à disposição, gratuitamente, palestras sobre vários temas, que pudessem interessar tanto universitários, quanto os estudantes do ensino médio.
A fórmula deu tão certo que o evento recebeu 6.560 inscrições (cada inscrito poderia optar por três palestras); de escolas públicas e particulares de Umuarama e região participaram cerca de 1.800 alunos, que foram acolhidos pela Unipar. Unidos aos universitários, em salas de aulas, laboratórios e ambientes especiais de estudos do Câmpus-Sede e Câmpus Tiradentes, eles puderam ampliar conhecimentos e participar de momentos de reflexão e vivências profissionais, que se traduziram em relevante ocasião de troca de cordialidade e afinidades, além de informações.
As palestras foram ministradas por professores, convidados e acadêmicos da Universidade Paranaense. Na pauta foram colocados assuntos de todas as áreas do conhecimento.
Josemar de Lima, estudante do colégio Dom Pedro II, optou pela palestra ‘Efeitos do Narguile’, ministrada pela acadêmica de Odontologia, Lauana Bonoro. “Tinha muitas curiosidades por ter amigos que fumam: queria saber por que faz mal para a saúde”, diz, informando que também se inscreveu para assistir a ‘Exergames x Sedentarismo’, do curso de Educação Física.
A acadêmica de Publicidade e Propaganda, Mariana Costa, ministrou palestra sobre ‘Produção de Monólogos’. “Foi muito bom poder dividir um pouco do que sei e aprendi para esses jovens que ainda não ingressaram na universidade; gostei muito porque todos foram ouvintes simpáticos, prestaram atenção o tempo todo, fizeram perguntas... acho que pelos sorrisos que exibiram, gostaram de assistir à palestra tanto quanto nós de oferecer”.
Na avaliação da diretora da DEGCD, professora Cláudia Elaine Garcia Custódio, o êxito da ação comprova o grande interesse da Unipar em investir sempre em novas ações que colaboram não só para a difusão do conhecimento, mas também para despertar o interesse dos estudantes em aprender mais, e não apenas sobre assuntos profissionais, mas gerais, aqueles que ensinam a viver melhor.
“Ficamos muito felizes com o sucesso desta ação! Foi uma oportunidade valorosa que a Unipar ofereceu aos alunos da rede pública e, estes, corresponderam a contento, transformando esses instantes de aprendizagem em verdadeira consonância de ideias e ideais”, enaltece a diretora.
O Reitor elogiou o empenho das equipes da organização, pela competência na execução e coordenação dos trabalhos, e a prontidão dos universitários e professores em aderir a esta substancial missão. “A receptividade foi excelente! Percebemos entre nossos acadêmicos palestrantes esse interesse grande em ajudar, que já é uma marca da Unipar; esse compartilhamento de experiências, essa atitude é o que enriquece o currículo da pessoa, enriquece a vida dela e isso eles todos já sabem, já desfrutam por aqui”.
E fez um agradecimento especial ao empenho da equipe do Núcleo Regional de Educação, capitaneada pela professora Gilmara Zanata. “Com seu senso de humanismo e carisma, a professora Zanata e sua equipe foram fizeram mais que apoiar; todos abraçaram a causa com muita seriedade, por isso temos que dividir os méritos desse grandioso sucesso”.
A chefe do DCSU, professora Terezinha Aguiar, informa que os convites para esta primeira edição do ‘Compartilhando Conhecimento’ foram direcionados para estudantes do terceiro ano do ensino médio. “Nas próximas, pretendemos ampliar este leque, trazer mais alunos, de mais séries”, diz, agradecendo a cooperação ativa e solícita das coordenadorias de cursos de graduação e diretorias.
Para a professora Gilmara, essa parceria foi essencial, também, para os estudantes do ensino médio se instruírem, no meio universitário, sobre carreiras profissionais. "Muitos não sabem qual seguir, que rumo tomar na vida depois de concluírem essa etapa dos estudos; este contato com a Unipar, além de trazer resultados, vai despertar neles a vontade de continuar estudando”, salienta. E adverte: “Só através do estudo é que conseguiremos diminuir as diferenças sociais”.
Assuntos abordados
O ‘Compartilhando Conhecimento’ firma-se numa proposta eclética em relação a temas, porque todos os cursos da Unipar ofereceram palestras. Entre os abordados estão arte, cinema, fotografia, rádio, maquetes, moradia, corrupção, gestão, sustentabilidade, e-commerce, conforto térmico em edificações, marketing digital, bioética, trânsito, defesa do consumidor, dengue, Aids, acne, higiene bucal, higiene das mãos, atividade física e anabolizantes, estresse, alimentos e seus rótulos, saúde da pele, engenharia de materiais, aromatizadores de ambiente, plantas medicinais, riscos da automedicação, paisagismo, compostagem caseira, produtos de limpeza doméstica, reutilização de águas pluviais, acústica das cidades, competências emocionais, esportes radicais, sedentarismo, escolha profissional e mercado de trabalho.