UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cianorte: Ciências Biológicas desenvolve pesquisa sobre morcegos

Publicado em: 21/07/2010 às 14:20

Pesquisa ‘Frutos e flores visitados por morcegos em área urbana, no entorno do parque Cinturão Verde’ visa estudar hábitos alimentares de morcegos

Estudo busca entender hábitos alimentares de morcegos urbanos

Ensino, pesquisa e extensão. É centrada neste tripé que a Universidade Paranaense – UNIPAR desenvolve seus trabalhos. Atividades de cunho científico e social são realizadas, visando o estímulo ao debate e à produção do conhecimento. Para o desenvolvimento de tais atividades, a Instituição, com recursos próprios, investe em programas como o PIBIC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica) e PIC (Programa de Iniciação Científica).

Nesses programas, os alunos sob orientação de professores, podem participar de pesquisas ligadas às suas futuras áreas de atuação e à comunidade aonde se encontram. No campus Cianorte, três pesquisas estão sendo desenvolvidas no núcleo de Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas.

Uma delas é a intitulada ‘Frutos e flores visitados por morcegos em área urbana, no entorno do parque Cinturão Verde’. O projeto tem duração de um ano e é realizado por alunos do curso de Ciências Biológicas, sob coordenação da professora Simone de Jesus Dematei Gregio.

A finalidade da pesquisa, segundo a professora, é investigar as espécies de plantas utilizadas por morcegos urbanos para alimentação: “Os morcegos constituem a maior parte da fauna de mamíferos, tanto em número de espécies como de indivíduos, têm hábitos noturnos e saem para se alimentar durante a noite”.

Com apoio do Geemea (Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental), na unidade de Cianorte, defende a professora ser relevante a agregação de outros pesquisadores, fortalecendo e consolidando ainda mais esses estudos. “Assim, também podemos envolver um maior número de alunos, que, após a graduação, poderão dar continuidade em pesquisas envolvendo a ecologia animal e vegetal”.

Para desenvolvimento do projeto, estudos bibliográficos e de campo são utilizados. “É uma linha de pesquisa de grande importância, pois proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver estudos de interesse e importância para a região. A contribuição da Instituição na implementação de estudos voltados à região influencia de maneira marcante na formação educacional, científica e ética dos futuros profissionais. E neste caso, com aspectos ligados à flora local, contribui para a descoberta de possíveis espécies vegetais ameaçadas de extinção”, informa a professora.

Os resultados obtidos na pesquisa serão utilizados para sugestão e desenvolvimento de medidas para orientação e sensibilização da população local, visto o importante papel desenvolvido por morcegos no ambiente, principalmente no que se refere à polinização.

Redes sociais>