UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Odontologia promove tradicional Jornada e Congresso Acadêmico

Publicado em: 12/08/2016 às 16:45

Eventos trazem atualização de produtos e técnicas, nas áreas Dentística, Periodontia, Endodontia e Ortodontia

Professor Valter Battilani Filho ministra palestrou sobre ‘A Era da integração na odontologia estética’
Professora Cláudia Bósio introduz o tema ‘Instrumentação mecanizada’
Professor Felipe Villa Verde fala de ‘Restaurações em resina composta’
Professor Felipe Villa Verde fala de ‘Restaurações em resina composta’
Professor Carlos Eduardo Godoy, em workshop sobre ‘Restaurações Estéticas em dentes fraturados’
Professor Carlos Eduardo Godoy, em workshop sobre ‘Restaurações Estéticas em dentes fraturados’
Em workshop, as professoras Cláudia Bósio, Andressa Bozza e Tatiana Iaschinski
O coordenador do curso, professor doutor Laerte Bremm, abre eventos
Acadêmicos expõem painéis e apresentam trabalhos científicos
Acadêmicos expõem painéis e apresentam trabalhos científicos
Acadêmicos expõem painéis e apresentam trabalhos científicos
Acadêmicos expõem painéis e apresentam trabalhos científicos
Professores posam com alunos em premiação de trabalhos
Acadêmicos atuam como mestres de cerimônia
Apresentação cultural de alunos marca início dos eventos

A Universidade Paranaense – Unipar realizou o 14º Congresso de Odontologia e 21ª Jornada Odontológica. Realizada na Unidade de Cascavel, a programação envolveu palestras, workshops com transmissão ao vivo de procedimentos clínicos, apresentação cultural, apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos pelos acadêmicos e premiações. As discussões abrangeram as especialidades de Dentística, Oclusão, Periodontia, Implantodontia, Endodontia e Ortodontia.

Para abrir os workshops foram convidadas as professoras Cláudia Bosio, Andressa Bozza e Tatiana Iaschinski, apresentando o tema ‘Instrumentação mecanizada’. O auge da discussão foram os novos recursos e equipamentos para realizar o tratamento de endodontia (canal) de forma mais rápida e eficiente. Entre os tratamentos mais atuais apresentados nesta área estão os que utilizam instrumentos rotatórios e reciprocantes.

Uma das áreas em questão foi a Dentística estética, introduzida pelo professor Wagner Baseggio. Também nesta linha, o professor Carlos Eduardo Godoy ministrou workshop intitulado ‘Restaurações estéticas em dentes anteriores fraturados’, abordando conceitos atuais sobre odontologia estética, focando em tratamentos conservadores com resinas compostas.

Também na área de Dentística, o professor Felipe Villa Verde aprimorou o tema ‘Restaurações em resina composta em dentes posteriores’, dando atenção à técnica restauradora e aos materiais em lançamento no mercado, elaborados com maior qualidade e durabilidade. “O objetivo é atualizar o aluno quanto ao que há de novo em produtos e técnicas, apresentando na prática com transmissão simultânea a utilização de resinas compostas”, destaca.

O professor Valter Battilani Filho palestrou sobre ‘A Era da integração na odontologia estética’, fazendo uma conexão entre periodontia e outras especialidades, otimizando os resultados estéticos nos tratamentos, discorrendo sobre uma série de casos clínicos multidisciplinares.

Quem também proferiu palestra foi o professor Ricardo Sampaio de Souza, explorando a ‘Inter-relação Oclusão e Ortodontia’. O docente destaca a necessidade de planejamento multidisciplinar para resolução dos casos: “O bom profissional deve olhar o paciente como um todo; a estética da face, não só do sorriso, deve ser levada em consideração para planejamentos odontológicos”.

Para fechar o ciclo de cursos do Congresso, a professora Simone Kreve fez referência à ‘Higienização de prótese de arco total fixa sobre implante’. O ponto principal abordado foi o que é implante e quais os casos de prótese sobre implante que podem ser confeccionados. Na oportunidade também apresentou pesquisa sobre higienização, realizada na Universidade Paranaense, com pacientes que possuem esse tipo de prótese, também chamada de prótese de protocolo. 

Pesquisas científicas

Durante a Jornada foram apresentados 82 trabalhos produzidos por alunos do curso de Odontologia. Orientados pelo corpo docente, os temas foram classificados em TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso), pré-projetos de pesquisa e casos clínicos, sendo os melhores premiados com menções honrosas e presentes.

O coordenador de curso, professor Laerte Luiz Bremm, destaca que o Congresso e Jornada Odontológica da Unipar constituem uma importante ferramenta de difusão do conhecimento científico produzido no meio acadêmico.

“Sua realização oportuniza uma formação acadêmica integral, conectada com a realidade social, de profissionais que certamente melhorarão no futuro as condições de saúde e a qualidade de vida da população onde estarão inseridos. A participação efetiva dos alunos e a quantidade e qualidade dos trabalhos apresentados denotam a qualidade do curso, tradicional no Estado e no país”. 

Redes sociais>