Você está aqui: Notícias > Família de estudante que faleceu em acidente atende desejo e doa órgãos dele
Família de estudante que faleceu em acidente atende desejo e doa órgãos dele
Publicado em: 12/08/2016 às 16:10
João Carlos Rodrigues, de 22 anos, cursava o último ano do curso de Educação Física
A família do jovem João Carlos Rodrigues, 22 anos, estudante do curso de Educação Física da Unipar, que faleceu após não resistir aos ferimentos provocados por um grave acidente de moto, atendeu o pedido manifesto em vida e autorizou a doação de seus órgãos. O acidente aconteceu no domingo, 7, e a morte encefálica foi comprovada pela junta médica do hospital Norospar na noite de terça-feira, 9.
A captação foi realizada por uma equipe de Maringá, que irá avaliar se os órgãos poderão ser doados. Os rins já têm receptores à espera. “Quando a assistente social falou comigo sobre a doação fiquei em dúvida porque a minha mãe, com quem ele morava, não queria. Eu estava ao lado dele quando sua namorada me ligou contando que ele sempre comentava que, se morresse, gostaria de doar os órgãos; senti que era a vontade dele e resolvi autorizar”, conta a mãe Lucilene Souza, que estava comovida.
“Se pudesse dizer algo para o meu filho agora diria que ele foi muito importante para nós. Que o amava, que doei seus órgãos para fazer outras famílias felizes. Sei que ele vai continuar existindo nas vidas que irá ajudar a salvar”, disse a mãe emocionada.
João Carlos cursava o último ano da graduação e trabalhava como personal trainner em uma academia de Icaraíma, onde morava com a avó Maria Cândida Oliveira Souza.
O pai, Aparecido Rodrigues, e os irmãos Heloyza, Adrielly e Erick também acreditam que doar os órgãos era a vontade do estudante. “Meu irmão era jovem, alegre, saudável, apaixonado pela vida. Tenho certeza que a decisão dele vai amenizar o sofrimento de pacientes que estão há muito tempo esperando por um órgão”, diz a irmã Heloysza.
João Carlos era esportista, se exercitava todos os dias na academia e tinha uma paixão incondicional pelo Corinthians. Andar de jet-sky, de moto, curtir a companhia dos irmãos e da legião de amigos eram os programas preferidos do estudante que vai deixar saudades.
O acidente
João Carlos trafegava com sua moto, uma Honda CB-300, pela estrada que liga Icaraíma a Porto Camargo, por volta das 20h30 de domingo, quando um veículo Ford Versailles cruzou a pista e acertou o jovem, que sofreu ferimentos graves.