Você está aqui: Notícias > Parceria: Unipar e Sebrae lançam projeto de Educação Empreendedora no Câmpus
Parceria: Unipar e Sebrae lançam projeto de Educação Empreendedora no Câmpus
Publicado em: 12/08/2016 às 16:00
Focado em ações de empreendedorismo para os acadêmicos, projeto terá duração de dois anos
A Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Francisco Beltrão, fez o lançamento oficia, na noite de terça-feira, 9, do projeto de Educação Empreendedora, que é desenvolvido em parceria com o Sebrae-PR. O evento contou com a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto. Professores e alunos da casa também participaram, lotando o auditório da Sala Master que tem capacidade para 170 pessoas.
O projeto será colocado em prática em parceria entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Engenharia Civil, que estarão, a partir de agora, implementando a cultura do empreendedorismo.
Em seu discurso, o professor Claudemir José de Souza, diretor da unidade, falou dos projetos em andamento e recomendou aos jovens a empreender, porque é uma forma de fazer com que a riqueza gerada fique na região: “Temos que acreditar, fazer acontecer, fazer o dever de casa, que é gerar empregos e renda”.
O diretor também ressaltou que a Unipar acredita muito na região Sudoeste e que sua meta é tornar o Câmpus beltronense tão grande quanto ao Câmpus-Sede de Umuarama. E informou que para a efetivação do projeto, a Unipar irá oferecer cursos de extensão que auxiliem na “criação da cultura empreendedora entre os acadêmicos da Instituição”.
O professor Sérgio Bueno Fernandes, coordenador do curso de Administração, disse que serão fomentados trabalhos científicos na temática empreendedorismo, com intuito de publicar em revistas especializadas e participação de alunos e professores em eventos da área.
“Estamos mudando o regulamento do Estágio Curricular Obrigatório para que este possa ser desenvolvido em equipes e intercursos cujo objetivo será a criação de startups; alunos de Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Administração poderão montar equipes e juntos desenvolverem modelos de negócios para criação de tecnologia e empresas”, afirmou Fernandes.
O consultor Nézio da Silva, representante do Sebrae-PR, enalteceu a importância da parceria com a Instituição de ensino. “As universidades são motores de desenvolvimento de uma região”, sentenciou, informando que são 26 instituições de ensino do Estado que firmaram parceria com o Sebrae para desenvolver o projeto.
A ideia é levar ações de empreendedorismo para os jovens, reafirmou: “Não esperamos apenas que surjam novas empresas, mas que os alunos absorvam o conceito inicial do empreendedorismo, podendo aplicar em suas vidas; uma das alternativas, quem sabe, seja ajudar o pai que mantém um pequeno negócio, porém o importante é que o conhecimento seja colocado em prática”.
Centro de Empreendedorismo
Outra novidade será o Centro de Empreendedorismo Acadêmico, que é uma unidade organizacional dentro da IES, voltada exclusivamente à formação de competências empreendedoras para contribuir com desenvolvimento social e econômico por meio da criação de novas empresas.
Esta definição congrega elementos que podem orientar a estratégia de implantação e operação de um CE. São abordados dois aspectos que são direcionadores na atuação dos CE de referência no Brasil e no mundo, sendo: Desenvolvimento de Competências Empreendedoras; e Incentivo e Apoio na Criação de empresas.
Um Centro de Empreendedorismo Acadêmico deve atuar como um centro de referência no tema, propondo iniciativas à própria instituição, aos acadêmicos e à comunidade, desenvolvendo soluções que vão ao encontro das expectativas dos stakeholders inseridos no ecossistema do qual faz parte, não se resumindo a ser um apêndice da IES, mas catalisando forças de todas as áreas de atuação da instituição com o objetivo de levar a cabo uma transformação social.