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NOTÍCIA

Parceria: Unipar e Sebrae lançam projeto de Educação Empreendedora no Câmpus

Publicado em: 12/08/2016 às 16:00

Focado em ações de empreendedorismo para os acadêmicos, projeto terá duração de dois anos

Lançamento para comunidade no auditório da Sala Master da Unipar que ficou lotado na noite de terça-feira
Lançamento para comunidade no auditório da Sala Master da Unipar que ficou lotado na noite de terça-feira
Lançamento para comunidade no auditório da Sala Master da Unipar que ficou lotado na noite de terça-feira
Lançamento para comunidade no auditório da Sala Master da Unipar que ficou lotado na noite de terça-feira

A Universidade Parana­ense (Unipar), unidade de Francisco Beltrão, fez o lançamento oficia, na noite de terça-feira, 9, do projeto de Educação Empreendedo­ra, que é desenvolvido em parceria com o Sebrae-PR. O evento contou com a pre­sença de autoridades muni­cipais, entre elas o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto. Professores e alunos da casa também participaram, lotando o auditório da Sala Master que tem ca­pacidade para 170 pessoas.

O projeto será colocado em prática em parceria entre os cursos de Administra­ção, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Engenharia Civil, que estarão, a partir de agora, implementando a cultura do empreendedorismo.

Em seu discurso, o professor Claudemir José de Souza, diretor da unidade, falou dos projetos em andamento e recomen­dou aos jovens a empreen­der, porque é uma forma de fazer com que a riqueza ge­rada fique na região: “Temos que acreditar, fazer aconte­cer, fazer o dever de casa, que é gerar empregos e renda”.

O diretor também ressaltou que a Unipar acredita muito na região Sudoeste e que sua meta é tornar o Câm­pus beltronense tão grande quanto ao Câmpus-Sede de Umuarama. E informou que para a efetivação do projeto, a Unipar irá oferecer cursos de extensão que auxiliem na “criação da cultura empreen­dedora entre os acadêmicos da Instituição”.

O professor Sérgio Bue­no Fernandes, coordenador do curso de Administração, disse que serão fomentados trabalhos científicos na te­mática empreendedorismo, com intuito de publicar em revistas especializadas e participação de alunos e professores em eventos da área.

“Estamos mudando o regulamento do Estágio Curricular Obrigatório para que este possa ser desen­volvido em equipes e inter­cursos cujo objetivo será a criação de startups; alunos de Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Admi­nistração poderão montar equipes e juntos desenvol­verem modelos de negócios para criação de tecnologia e empresas”, afirmou Fernan­des.

O consultor Nézio da Silva, representante do Sebrae-PR, enalteceu a im­portância da parceria com a Instituição de ensino. “As universidades são motores de desenvolvimento de uma região”, sentenciou, informando que são 26 instituições de ensino do Estado que fir­maram parceria com o Se­brae para desenvolver o pro­jeto.

A ideia é levar ações de empreendedorismo para os jovens, reafirmou: “Não esperamos apenas que surjam novas empresas, mas que os alunos absorvam o conceito inicial do empreen­dedorismo, podendo aplicar em suas vidas; uma das alternativas, quem sabe, seja ajudar o pai que mantém um pequeno negócio, porém o impor­tante é que o conhecimento seja colocado em prática”.

Centro de Empreendedorismo

Outra novidade será o Centro de Empreendedo­rismo Acadêmico, que é uma unidade organizacio­nal dentro da IES, voltada exclusivamente à formação de competências empreen­dedoras para contribuir com desenvolvimento social e econômico por meio da criação de novas empresas.

Esta definição congrega ele­mentos que podem orientar a estratégia de implantação e operação de um CE. São abordados dois aspectos que são direcionadores na atuação dos CE de referên­cia no Brasil e no mundo, sendo: Desenvolvimento de Competências Empreende­doras; e Incentivo e Apoio na Criação de empresas.

Um Centro de Empre­endedorismo Acadêmico deve atuar como um centro de referência no tema, pro­pondo iniciativas à própria instituição, aos acadêmicos e à comunidade, desenvol­vendo soluções que vão ao encontro das expectativas dos stakeholders inseridos no ecossistema do qual faz parte, não se resumindo a ser um apêndice da IES, mas catalisando forças de todas as áreas de atuação da instituição com o objetivo de levar a cabo uma trans­formação social.

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