Em Quedas do Iguaçu: Estudantes participam do projeto Justiça no Bairro
Publicado em: 09/08/2016 às 15:50
Professores supervisionaram o trabalho da ação coordenada pela desembargadora Joeci Machado Camargo
O curso de Direito da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, participou no último final de semana, 5 e 6, do projeto “Justiça no Bairro”. Trata-se de um projeto de idealização da desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Joeci Machado Camargo, que tem por finalidade a facilitação e a multiplicação do acesso à população aos serviços prestados pelo Poder Judiciário.
O projeto foi criado no ano de 2003 na cidade de Curitiba e, com o esforço institucional (TJ/PR, Sesc, Fecomércio, RPC, instituições de ensino, como a Unipar) e corpo de colaboradores, professores e acadêmicos de instituições de ensino superior do curso de Direito, a atividade tem gerado sucesso e atingido excelentes resultados na capital e no interior do Estado.
Segundo a desembargadora, a ideia do projeto “é levar a Justiça à família vulnerável economicamente, que muitas vezes sequer conhece a real prestação e os benefícios dos serviços da Justiça”. E, ainda, descentralizar o projeto, a fim de que outros municípios possam receber o benefício da prestação.
O projeto foi executado em Quedas do Iguaçu, onde a população contou com o auxílio dos acadêmicos do curso de Direito da Unipar, que, antes da realização da ação, passaram por um treinamento pessoal com a desembargadora. Os acadêmicos da Unipar fizeram 50 atendimentos, desde retificação de registros civis até casos de divórcio e separação.
Para o professor Alexandre Magno Augusto Moreira, coordenador do curso de Direito da Unipar, a oportunidade é ímpar, tendo em vista que o evento é executado pelos acadêmicos. “Durante os dois dias, os acadêmicos estiveram diante de problemas reais e tiveram de resolver na hora os problemas de natureza jurídica da população; e mais: tal oportunidade foi desfrutada pelo acadêmico de 1ª a 5ª série, pois estiveram supervisionados por professores da Unipar e colaboradores do TJPR”.
De acordo com ele, o treinamento e consequente execução dos trabalhos tiveram também a finalidade de preparar o corpo docente e alunos do curso para que o respectivo serviço seja oportunamente prestado na região Sudoeste do Paraná, “o que contribuirá, de forma relevante, para o acesso das pessoas carentes à justiça e, principalmente, uma grande contribuição à cidadania, enquanto prestação de serviço”.
Em julho, com apoio da Unipar, o Justiça no Bairro contemplou também os municípios do Noroeste do Paraná de Cruzeiro do Oeste, Guaíra, Tapejara, Xambrê e Umuarama. Em todos, houve cooperação dos acadêmicos de Direito.