Estudo do curso de Engenharia Civil é defendido em congresso na Itália
Publicado em: 08/08/2016 às 15:50
Pesquisa avaliou mudanças que estão sendo propostas na espessura de blocos cerâmicos
O curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, publicou seu primeiro artigo internacional. A pesquisa feita em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi apresentada no Congresso Internacional de Alvenaria Estrutural em Pádova, na Itália, no final do mês de junho.
De acordo com o coordenador da graduação, professor Cledison Zatta Valdameri, é um passo importante para o curso de Engenharia Civil, pois é fruto de pesquisas internas e marca o primeiro trabalho internacional do curso. Fabricantes de blocos cerâmicos, usados em construções, estão propondo alteração na norma que trata da espessura do produto.
Os pesquisadores da Unipar, junto com os da UFSC, fizeram testes em um bloco convencional e em um modelo proposto pelos fabricantes. Blocos de mesma geometria, porém, com diferentes espessuras de septos internos e externos, sendo um lote atendendo a normalização vigente e outro lote com reduções de espessuras a ponto de não atender as recomendações prescritas pela NBR 15270-2 (2005).
Os resultados mostraram que a redução de espessuras de paredes internas e externas de blocos cerâmicos estruturais interferem nos resultados absolutos de prismas, tendo valores reduzidos com a redução das espessuras de paredes.
Em relação à eficiência, não houve alteração de comportamento com a alteração nas espessuras de paredes, tendo grande relevância a argamassa de assentamento.
“É de grande importância destacar que os resultados apresentados por este estudo sejam amplamente discutidos antes de qualquer alteração normativa relacionada às espessuras de paredes internas e externas dos blocos cerâmicos, pois, mesmo que o comportamento dos prismas não foi alterado, verificado através da eficiência, os resultados absolutos foram reduzidos significativamente, alterando muito o processo de especificação do produto para atendimento das solicitações impostas às edificações”, diz trecho da conclusão do artigo.