Você está aqui: Notícias > Acadêmicos da Unipar participam do Festival de Corais de Curitiba
Acadêmicos da Unipar participam do Festival de Corais de Curitiba
Publicado em: 01/08/2016 às 17:00
O grupo Companhia Compasso Musical, de Umuarama, conquistou medalha de prata pelo excelente desempenho
Acadêmicos da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, que participam do independente coro cênico ‘Companhia Compasso Musical’ estão em festa; é que eles colaboraram para o sucesso da apresentação do grupo no 3° Festival Internacional de Corais Cantoritiba. O coro umuaramense foi selecionado para a categoria ‘Música Popular Brasileira’ (nos dias 16 e 17/07); participou, fez bonito e trouxe medalha de prata.
Os coristas João Paulo Torres, do curso de Química Industrial, Anelise Ruiz, do curso de Direito, Ana Maria Oliveira, Diovana Costa, João Pedro Carraro de Castro, Elnatan Marchetto, Eduarda Silva, Lillian Mayra e Angélica Caetano (egressa) do curso de Publicidade e Propaganda estão superfelizes com esta conquista.
“Participar deste evento, representando nossa cidade, me fez ver a dimensão grandiosa do potencial do nosso grupo e perceber o quanto a música nos une como uma família; sinto muito orgulho de fazer parte do grupo”, afirma o acadêmico João Pedro.
Cerca de 32 coros, de várias cidades do Brasil, participaram do Cantoritiba, que ofereceu oficinas e apresentações na mostra competitiva e não competitiva. O ‘Companhia Compasso Musical’, regido por Marco Aurélio da Silva, não competiu.
Marco, que também é regente do Coro Unipar e acadêmico do curso de Pedagogia da Unipar, disse que a experiência foi de uma emoção indescritível. “Nossa primeira apresentação foi na Capela Santa Maria, onde cantamos as músicas Por Enquanto, da banda Legião Urbana, e Admirável Chip Novo, da Pitty; na plateia estavam três jurados que avaliaram a performance dos seis corais que se apresentaram na noite”, conta o regente.
Todo orgulhoso, conta ainda que seu grupo foi avaliado com “excelente desempenho”, fato que o levou à conquista da medalha de prata. O ‘Compasso’ também se apresentou no Memorial de Curitiba, onde cantou Aonde Quer Que eu Vá (Paralamas do Sucesso), Vou Deixar (Skank) e um pot-pourri das canções Que beleza e Do Leme ao Pontal (Tim Maia).
“Poder participar deste festival é resultado de um trabalho realizado com muita perseverança, muita seriedade, em parceria com pessoas habilidosas e dedicadas, que acreditaram e hoje dividem o mérito desta conquista, deste sonho comigo”, exclama Marco, acrescentando que “foi uma experiência única”, com direito a sentir “muita emoção e frio na barriga”.
“Idealizar o projeto, vê-lo crescer, se aprimorar e se lançar para este voo tão alto é gratificante; defendemos o canto coral e queremos levar o deleite desta arte para o máximo de pessoas possíveis”, promete.
Para a coordenadora do grupo e acadêmica de Publicidade e Propaganda, Ana Maria Oliveira, a participação também foi uma experiência maravilhosa. “A magia do evento e a energia de todos os coristas me surpreenderam; lá pudemos presenciar performances carregadas de significados, personalidade e talento, além da oportunidade excepcional de nos apresentarmos para um público bacana e jurados exigentes”, argumentou.
Ela também enfatiza a chance que tiveram de visitar importantes locais da história do Paraná: “Foi o que deu mais emoção a toda essa vivência em Curitiba e, o que é melhor, voltamos carregados das boas energias que fluíam por lá e ainda mais apaixonados pelo canto coral”.