Você está aqui: Notícias > Alunos e egressos de Arquitetura e Engenharia viajam a São Paulo
Alunos e egressos de Arquitetura e Engenharia viajam a São Paulo
Publicado em: 01/08/2016 às 15:20
Visita técnica incluiu monumentos da capital, Casa Cor, Companhia de Trens e os escritórios de Marcio Kogan e Benedito Abbud
A metrópole paulistana foi o local escolhido para aprimorar conhecimentos. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar interagiram em mais essa visita técnica (de 8 a 13/7), que contemplou pontos turísticos da capital e escritórios de arquitetos com reconhecimento no Brasil e no exterior. O grupo também participou das gravações do Programa do Jô Soares e do Especial com o jogador Neymar.
A excursão faz parte do planejamento pedagógico dos cursos, cumprindo a proposta de organizar, por ano, uma viagem nacional e outra internacional, possibilitando aos alunos e egressos uma visão ampla sobre a cultura e realidades do país, articulando visões específicas da arquitetura e da engenharia e a aproximação com realidades distintas a de Cascavel.
A organização da viagem ficou a cargo dos professores Deborah de Camargo Paciornik e Pablo Rodrigo Lazarini. O coordenador de Arquitetura e Urbanismo, professor Emerson Souza dos Santos, e a laboratorista Maria José Ribeiro também acompanharam os alunos.
“O roteiro foi organizado para atender às demandas de aprendizado dos estudantes e, ainda, oportunizou vivenciar o cotidiano da capital do Estado de São Paulo”, aponta o coordenador.
Entre os locais visitados estão o Mercado Municipal – que chama a atenção pelos famosos vitrais importados da Alemanha, Estação da Luz e Pinacoteca – o mais antigo museu de artes da cidade (1905). Na ocasião, os alunos puderam prestigiar o projeto #sobolharesSP, organizado pela arquiteta e professora Stamatia Koulioumba.
Uma importante parada foi a Casa Cor São Paulo, uma das maiores mostras de decoração, onde os alunos puderam vislumbrar composições, tendências e tecnologias aplicadas à arquitetura de interior. No auge da comemoração de seus 30 anos, em clima de festa, os curadores escolheram o ambulatório do Jockey Club para saudar este momento.
Houve, ainda, visita ao escritório do Marcio Kogan, que ganhou prêmios nacionais e internacionais, como Wallpaper Design Awards, Record House, D&AD ‘Yellow Pencil’. Outro ponto forte do percurso foi o escritório do Benedito Abbud, que, segundo a professora Deborah, favoreceu aos alunos contactarem com uma metodologia de projeto paisagístico que de fato é referência nas aulas e atividades da disciplina de Paisagismo I e II.
“Assim como no corpo humano, quando a acupuntura é aplicada em determinados pontos, seus efeitos benéficos espalham bem-estar para todas as suas partes. No tecido urbano, acontece a mesma coisa: quando escolhemos áreas estratégicas da cidade e ali criamos pontos de irradiação de uso público, essa energia é transmitida para todos os seus meridianos e funcionam como estimuladores dos espaços de toda a cidade e do bairro”, conta Abbud.
Mais uma obra emblemática de São Paulo, que os alunos puderam conhecer, foi o Sesc Pompéia e seus arredores, da arquiteta Lina Bo Bardi. Também visitaram o Centro de Controle Operacional da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), considerado o mais moderno das ferrovias brasileiras, e as obras de expansão das linhas da CTPM.
“A visita às obras foi uma oportunidade única e de grande valor aos nossos alunos, haja vista a escala da obra e seu programa de necessidade”, justifica o professor Lazarini.
O roteiro contemplou também o Parque Ibirapuera e a Praça Vitor Civita, projeto que concretizou o resgate de uma área contaminada do município de São Paulo, sem condição de acesso, representando o grande desafio urbanístico, social, político e cultural que as grandes metrópoles contemporâneas enfrentam. Os organizadores incluíram ao passeio o monotrilho, que interliga a estação Ipiranga de trem à cidade de Tiradentes. Uma obra iniciada em 2010 que passou por atraso visto à necessidade de licenciamento ambiental e desapropriação por parte da linha de metrô.
A viagem internacional deste ano já está sendo organizada e acontecerá de 11 a 17 de novembro. O local será o Uruguai, passando pela capital Montevidéu e Punta Del Este.