UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Alunos e egressos de Arquitetura e Engenharia viajam a São Paulo

Publicado em: 01/08/2016 às 15:20

Visita técnica incluiu monumentos da capital, Casa Cor, Companhia de Trens e os escritórios de Marcio Kogan e Benedito Abbud

Turma visita as instalações do escritório MK27 – do arquiteto Marcio Kogan
Turma visita as instalações do escritório MK27 – do arquiteto Marcio Kogan
Alunos e egressos apreciam momento no escritório do arquiteto Benedito Abbud
Alunos e egressos apreciam momento no escritório do arquiteto Benedito Abbud
Alunos e egressos posam na Casa Cor São Paulo
Grupo conhece o pátio de manobras do monotrilho
Visita ao Centro de Controle Operacional da CPTM agrega conhecimentos
Visitantes assistem à palestra no Centro de Controle Operacional da CPTM
Turma visita às obras de expansão das linhas da CPTM
Parque Ibirapuera foi um dos pontos turísticos do roteiro
Parque Ibirapuera foi um dos pontos turísticos do roteiro
Visita contempla a Praça Vitor Civita, revitalizada
Sesc Pompéia foi uma das paradas da excursão
Alunos e egressos posam no Centro Histórico de São Paulo
Programa do Jô Soares: estudantes e professores curtem gravações

A metrópole paulistana foi o local escolhido para aprimorar conhecimentos. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar interagiram em mais essa visita técnica (de 8 a 13/7), que contemplou pontos turísticos da capital e escritórios de arquitetos com reconhecimento no Brasil e no exterior. O grupo também participou das gravações do Programa do Jô Soares e do Especial com o jogador Neymar.

A excursão faz parte do planejamento pedagógico dos cursos, cumprindo a proposta de organizar, por ano, uma viagem nacional e outra internacional, possibilitando aos alunos e egressos uma visão ampla sobre a cultura e realidades do país, articulando visões específicas da arquitetura e da engenharia e a aproximação com realidades distintas a de Cascavel.

A organização da viagem ficou a cargo dos professores Deborah de Camargo Paciornik e Pablo Rodrigo Lazarini. O coordenador de Arquitetura e Urbanismo, professor Emerson Souza dos Santos, e a laboratorista Maria José Ribeiro também acompanharam os alunos.

“O roteiro foi organizado para atender às demandas de aprendizado dos estudantes e, ainda, oportunizou vivenciar o cotidiano da capital do Estado de São Paulo”, aponta o coordenador.

Entre os locais visitados estão o Mercado Municipal – que chama a atenção pelos famosos vitrais importados da Alemanha, Estação da Luz e Pinacoteca – o mais antigo museu de artes da cidade (1905). Na ocasião, os alunos puderam prestigiar o projeto #sobolharesSP, organizado pela arquiteta e professora Stamatia Koulioumba.

Uma importante parada foi a Casa Cor São Paulo, uma das maiores mostras de decoração, onde os alunos puderam vislumbrar composições, tendências e tecnologias aplicadas à arquitetura de interior. No auge da comemoração de seus 30 anos, em clima de festa, os curadores escolheram o ambulatório do Jockey Club para saudar este momento.

Houve, ainda, visita ao escritório do Marcio Kogan, que ganhou prêmios nacionais e internacionais, como Wallpaper Design Awards, Record House, D&AD ‘Yellow Pencil’. Outro ponto forte do percurso foi o escritório do Benedito Abbud, que, segundo a professora Deborah, favoreceu aos alunos contactarem com uma metodologia de projeto paisagístico que de fato é referência nas aulas e atividades da disciplina de Paisagismo I e II.

“Assim como no corpo humano, quando a acupuntura é aplicada em determinados pontos, seus efeitos benéficos espalham bem-estar para todas as suas partes. No tecido urbano, acontece a mesma coisa: quando escolhemos áreas estratégicas da cidade e ali criamos pontos de irradiação de uso público, essa energia é transmitida para todos os seus meridianos e funcionam como estimuladores dos espaços de toda a cidade e do bairro”, conta Abbud.

Mais uma obra emblemática de São Paulo, que os alunos puderam conhecer, foi o Sesc Pompéia e seus arredores, da arquiteta Lina Bo Bardi. Também visitaram o Centro de Controle Operacional da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), considerado o mais moderno das ferrovias brasileiras, e as obras de expansão das linhas da CTPM.

“A visita às obras foi uma oportunidade única e de grande valor aos nossos alunos, haja vista a escala da obra e seu programa de necessidade”, justifica o professor Lazarini.

O roteiro contemplou também o Parque Ibirapuera e a Praça Vitor Civita, projeto que concretizou o resgate de uma área contaminada do município de São Paulo, sem condição de acesso, representando o grande desafio urbanístico, social, político e cultural que as grandes metrópoles contemporâneas enfrentam. Os organizadores incluíram ao passeio o monotrilho, que interliga a estação Ipiranga de trem à cidade de Tiradentes. Uma obra iniciada em 2010 que passou por atraso visto à necessidade de licenciamento ambiental e desapropriação por parte da linha de metrô.

A viagem internacional deste ano já está sendo organizada e acontecerá de 11 a 17 de novembro. O local será o Uruguai, passando pela capital Montevidéu e Punta Del Este. 

Redes sociais>