UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Unipar sedia curso de formação para árbitros de handebol

Publicado em: 28/07/2016 às 15:40

Duplas de seis estados brasileiros passam por avaliações físicas, teóricas e práticas, visando a ascensão para árbitro nacional da modalidade

Atividades incluem aulas e avaliações teóricas, físicas e práticas
Diretor de árbitros da Confederação Brasileira de Handebol, Ésilo de Mello, coordena o curso em Toledo
Representantes de seis estados brasileiros participam do curso em Toledo
Parte teórica é ministrada no Câmpus 1 da Unipar
Atividades incluem aulas e avaliações teóricas, físicas e práticas
Atividades incluem aulas e avaliações teóricas, físicas e práticas
Atividades incluem aulas e avaliações teóricas, físicas e práticas

Alunos de seis estados brasileiros estão participando em Toledo do curso de arbitragem para ascensão ao nível de árbitro nacional de handebol. O curso, que começou na terça-feira, 26, e segue até domingo, 31, está acontecendo no Câmpus I da Universidade Paranaense – Unipar, com atividades e avaliações práticas e teóricas.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Handebol e a Liga Estadual de Handebol, com apoio da prefeitura de Toledo. A parte prática está sendo realizada durante o Campeonato Paranaense de Handebol, categoria Cadete, modalidade masculino e feminino. A competição começou na quarta-feira, 27, e vai até domingo, 31, nos ginásios de esportes Alcides Pan, CCR e Panorama; os árbitros das disputas são os próprios alunos do curso.

“O trabalho é bem interessante e o aproveitamento está sendo excelente. Divididos em duplas [como é a atuação em quadra], os alunos estão passando por avaliações físicas, técnicas e práticas, divididos em duplas”, explica o diretor de árbitros da Confederação Brasileira de Handebol, Ésilo de Mello, responsável pelo curso.

Segundo ele, treinamentos como estes são realizados periodicamente, visando melhorar a formação dos árbitros e prepará-los para arbitragem de competições nacionais e internacionais. Em Toledo, disse ele, o apoio do professor Roberto Niero, coordenador do curso de Educação Física da Unipar e árbitro continental, foi fundamental, o que viabilizou a estrutura da Instituição para as atividades teóricas.

Para ser árbitro, explica ele, não é necessariamente ser professor de Educação Física. “É preciso conhecer as regras e passar pelos treinamentos e cursos”. Entre os que integram o grupo de árbitros estão professores de Educação Física, ex-jogadores e pessoas que conhecem, gostam e se dedicam à modalidade.

Entre os participantes do curso está uma dupla do Paraná, que vai participar da comissão de mesa que arbitrará os Jogos Olímpicos, além do diretor Ésilo, o qual será o coordenador oficial de mesa da modalidade de handebol. 

Redes sociais>