Você está aqui: Notícias > Acadêmicos de Ciências Biológicas monitoram mamíferos atropelados
Acadêmicos de Ciências Biológicas monitoram mamíferos atropelados
Publicado em: 25/07/2016 às 17:01
Pesquisa foi apresentada durante o 4º Simpósio de Ecologia e Conservação de Mamíferos, na UEM, em Maringá
Acadêmicos do terceiro ano do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, participaram do 4º Simpósio de Ecologia e Conservação de Mamíferos Silvestres, realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre os dias 6 a 8 de julho.
No evento, Vanessa Tizoni, Sara Dalazem e Alex Rodrigues apresentaram os resultados da pesquisa oriunda do monitoramento de mamíferos atropelados na PR-280, trecho entre as cidades de Renascença e Vitorino, região sudoeste.
O estudo faz parte do projeto de iniciação científica ‘Levantamento da Mastofauna de Francisco Beltrão’, que visa identificar as espécies de mamíferos no município e cidades próximass da região. O trabalho é coordenado pelo professor Fernando Rodrigo Treco. “A pesquisa apresentada pelo trio é um importante dado científico, pois, além de ser inédita na região sudoeste, faz parte de um campo de estudo que vem crescendo muito no Brasil, a ecologia de estrada, que tem como principal objetivo contribuir com informações científicas que visam a minimização de impactos à fauna em rodovias.
“O simpósio foi uma oportunidade de adquirir conhecimento e trocar informações do que tem sido feito em diversos estados do Brasil quanto à conservação de mamíferos silvestres”, afirma a estudante Vanessa Tizoni, ressaltando que cada vez mais a fragmentação de hábitats e ações humanas têm gerado perda de animais silvestres. “Atitudes assim acarretam em casos que podem levar até mesmo à extinção de algumas espécies”, lamenta.