UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Em Brasília, docentes e estudantes participam do Congresso de Bioética

Publicado em: 25/07/2016 às 16:10

Pesquisadora Tereza Rodrigues apresentou a palestra Vivências de Métodos de Ensino em Bioética; livro também foi lançado pelo grupo

Professora Tereza Rodrigues Vieira (de vermelho) com professores e estudantes durante lançamento do livro
Professora Tereza Rodrigues Vieira (de vermelho) com professores e estudantes durante lançamento do livro
Equipe da Unipar participam do Congresso de Professores de Bioética
Professora Tereza Vieira em palestra no Congresso
Tereza Vieira autografa exemplar do livro lançado
Livro Bioética e Cinema é lançado pela editora Miraluz
Livro Bioética e Cinema é lançado pela editora Miraluz
Pesquisadora Tereza Vieira participa do Encontro Nacional do Conpedi

A pesquisadora Tereza Rodrigues Vieira e um grupo de professores e estudantes da Universidade Paranaense marcaram presença no 1º Congresso da Rede Brasileira de Professores de Bioética, realizado em Brasília, nos dias 8 e 9 deste mês, no Centro Universitário de Brasília (UniCeuB). A docente foi convidada para ministrar a palestra Vivências de Métodos de Ensino em Bioética, ocasião em que relatou a metodologia usada nas aulas que ministra no curso de Direito e no mestrado em Direito Processual e Cidadania, ambos da Unipar.

Na ocasião, foi lançado o livro ‘Bioética no Cinema’, que tem como organizadores a professora Tereza e os professores Luiz Geraldo Do Carmo Gomes (UNICESUMAR) e Valéria Silva Galdino (UEM). Dentre outros professores de importantes universidades brasileiras, integram a obra os professores da Unipar Luiz Roberto Prandi, Luis Irajá Nogueira Sá Jr e Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, além dos alunos Lucas Marin Cebrian e Renan William de Deus Lima, do curso de Direito.

Dois ex-alunos do mestrado, Camilo Henrique Silva e Fernando Corsato Neto, também são co-autores com a pesquisadora em dois artigos do livro. O professor Prandi e os acadêmicos Lucas Marin Cebrian e Renam Willian de Deus Lima participam da obra com o capítulo ‘O Jogo da Imitação: Uma perspectiva histórica e bioética acerca da criminalização da homossexualidade’. Brevemente ocorrerá o lançamento do livro em todas as Unidades da Unipar.

Para o acadêmico Lucas é gratificante participar, ainda na graduação, de um projeto tão importante como este. “Desde o início da minha vida acadêmica, a pesquisa vem me estimulando, de maneira ímpar, alguns potenciais, como por exemplo, a escrita. E, neste sentido, contribuir para esta obra simboliza, de certa forma, o desfecho de uma fase e, ao mesmo tempo, uma singular motivação para futuros projetos”.

O colega Renan Willian acrescenta que, além da contribuição pessoal e profissional, escrever o capítulo lhe ajudou a compreender como o mundo onde vivemos é cercado de dilemas morais, éticos, sociais e individuais. “Temas que na maioria das vezes são considerados polêmicos, e por conta disso discuti-los, se torna algo problemático para muitos. Porém, aprendi que para lidarmos com tais temáticas devemos ter empatia e respeito ao próximo e saber fazer nossas escolhas”, declara, agradecendo o convite dos organizadores da obra. “Também quero agradecer a coordenação do nosso curso e, em especial, o apoio do professor Prandi, nosso orientador e grande incentivador na produção dos trabalhos científicos que realizamos”.

Encontro do Conpedi

Paralelamente ao Congresso da Rede Brasileira de Professores de Bioética aconteceu o 25º Encontro Nacional do Conpedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito), realizado na UnB (Universidade de Brasília), onde a pesquisadora da Unipar, Tereza Rodrigues Vieira, apresentou dois trabalhos: ‘Biodireito, Animal de estimação e Equilíbrio Familiar: apontamentos iniciais’, discutido no grupo de trabalho Biodireito e Direitos dos Animais, e ‘Cinquenta Tons de Cinza, Sexualidade e Contrato de Trabalho Sexual’, discutido no grupo de trabalho Direito, Arte e Literatura.

“A cada evento científico que participamos aprendemos muito, ampliando nossos conhecimentos e trocando experiências com profissionais do país inteiro, o que enriquece ainda mais nosso repertório intelectual e a vivência docente”, destacou a pesquisadora.

As despesas para a participação dos professores e estudantes nos eventos de Brasília foram custeadas pela Unipar. 

Redes sociais>