Em Brasília, docentes e estudantes participam do Congresso de Bioética
Publicado em: 25/07/2016 às 16:10
Pesquisadora Tereza Rodrigues apresentou a palestra Vivências de Métodos de Ensino em Bioética; livro também foi lançado pelo grupo
A pesquisadora Tereza Rodrigues Vieira e um grupo de professores e estudantes da Universidade Paranaense marcaram presença no 1º Congresso da Rede Brasileira de Professores de Bioética, realizado em Brasília, nos dias 8 e 9 deste mês, no Centro Universitário de Brasília (UniCeuB). A docente foi convidada para ministrar a palestra Vivências de Métodos de Ensino em Bioética, ocasião em que relatou a metodologia usada nas aulas que ministra no curso de Direito e no mestrado em Direito Processual e Cidadania, ambos da Unipar.
Na ocasião, foi lançado o livro ‘Bioética no Cinema’, que tem como organizadores a professora Tereza e os professores Luiz Geraldo Do Carmo Gomes (UNICESUMAR) e Valéria Silva Galdino (UEM). Dentre outros professores de importantes universidades brasileiras, integram a obra os professores da Unipar Luiz Roberto Prandi, Luis Irajá Nogueira Sá Jr e Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, além dos alunos Lucas Marin Cebrian e Renan William de Deus Lima, do curso de Direito.
Dois ex-alunos do mestrado, Camilo Henrique Silva e Fernando Corsato Neto, também são co-autores com a pesquisadora em dois artigos do livro. O professor Prandi e os acadêmicos Lucas Marin Cebrian e Renam Willian de Deus Lima participam da obra com o capítulo ‘O Jogo da Imitação: Uma perspectiva histórica e bioética acerca da criminalização da homossexualidade’. Brevemente ocorrerá o lançamento do livro em todas as Unidades da Unipar.
Para o acadêmico Lucas é gratificante participar, ainda na graduação, de um projeto tão importante como este. “Desde o início da minha vida acadêmica, a pesquisa vem me estimulando, de maneira ímpar, alguns potenciais, como por exemplo, a escrita. E, neste sentido, contribuir para esta obra simboliza, de certa forma, o desfecho de uma fase e, ao mesmo tempo, uma singular motivação para futuros projetos”.
O colega Renan Willian acrescenta que, além da contribuição pessoal e profissional, escrever o capítulo lhe ajudou a compreender como o mundo onde vivemos é cercado de dilemas morais, éticos, sociais e individuais. “Temas que na maioria das vezes são considerados polêmicos, e por conta disso discuti-los, se torna algo problemático para muitos. Porém, aprendi que para lidarmos com tais temáticas devemos ter empatia e respeito ao próximo e saber fazer nossas escolhas”, declara, agradecendo o convite dos organizadores da obra. “Também quero agradecer a coordenação do nosso curso e, em especial, o apoio do professor Prandi, nosso orientador e grande incentivador na produção dos trabalhos científicos que realizamos”.
Encontro do Conpedi
Paralelamente ao Congresso da Rede Brasileira de Professores de Bioética aconteceu o 25º Encontro Nacional do Conpedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito), realizado na UnB (Universidade de Brasília), onde a pesquisadora da Unipar, Tereza Rodrigues Vieira, apresentou dois trabalhos: ‘Biodireito, Animal de estimação e Equilíbrio Familiar: apontamentos iniciais’, discutido no grupo de trabalho Biodireito e Direitos dos Animais, e ‘Cinquenta Tons de Cinza, Sexualidade e Contrato de Trabalho Sexual’, discutido no grupo de trabalho Direito, Arte e Literatura.
“A cada evento científico que participamos aprendemos muito, ampliando nossos conhecimentos e trocando experiências com profissionais do país inteiro, o que enriquece ainda mais nosso repertório intelectual e a vivência docente”, destacou a pesquisadora.
As despesas para a participação dos professores e estudantes nos eventos de Brasília foram custeadas pela Unipar.