UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Estado e cinema: Curso de História realiza projeto de ensino nas férias

Publicado em: 25/07/2016 às 16:00

Teoria Geral de Estado e História e Cinema foram os temas aprofundados

Atividade complementar aprofunda conhecimentos em História

Todos os anos, o curso de História da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, organiza uma produtiva semana de atividades complementares, logo após as provas do segundo bimestre. O projeto de ensino reuniu alunos de todas as séries, que puderam interagir e discutir sobre dois temas peculiares da profissão: Teoria Geral de Estado e História e Cinema.

O intuito da programação, de acordo com o coordenador do curso, professor Fausto Irschlinger, é possibilitar aos acadêmicos a troca de conhecimentos, podendo conhecer e aprofundar sobre assuntos importantes para a formação do professor, do pesquisador e do cidadão. Os temas foram abordados pelos professores Vladimir Medeiros e Leodefane Bispo da Silva, respectivamente.

Segundo Bispo, o curso procurou explorar o cinema enquanto objeto no prisma da história cultural: “O cinema fascina e inquieta. Percebe-se que os poderes públicos e privados pressentem seu efeito corrosivo. Mesmo controlado, um filme testemunha”. Para o docente, o filme consegue destruir a imagem do duplo que cada instituição, cada indivíduo, conseguiu construir diante da sociedade.

Também ressalta que o curso oportunizou um momento diferenciado, onde os futuros historiadores puderam promover estudos para o enriquecimento intelectual e para uma formação de qualidade, por meio de análise de filmes, leituras, aulas expositivas e debates. Na lista de contextos escolhidos para as aulas foram selecionados temas, como: racismo, direitos humanos, totalitarismo (salazarismo, franquismo e nazismo), limpeza étnica e campos de refugiados.

Já na discussão sobre elementos de teoria geral do Estado, o intuito foi instrumentalizar os acadêmicos com conceitos da área da ciência política, como estado, nação, povo, território, identidade nacional, região. “Além disso, tratamos sobre os diversos tipos de estado e seus alinhamentos na régua política, para o entendimento das expressões ‘direita’, ‘esquerda’, entre outros termos”, diz Medeiros. Tendo em vista o cenário atual, o debate também encaminhou-se para a atual conjuntura da política nacional, seus desafios e prognósticos.

Redes sociais>