Você está aqui: Notícias > 1º lugar: Ex-Alunos de Arquitetura e Urbanismo são aprovados em concursos
1º lugar: Ex-Alunos de Arquitetura e Urbanismo são aprovados em concursos
Publicado em: 22/07/2016 às 14:30
Nathana Dal Maso assumiu vaga na UTFPR e Enji Nagasawa é o 1º no cadastro de reserva para a prefeitura de Cascavel
A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, Nathana Dal Maso, assumiu neste ano o concurso público federal para arquiteta e urbanista na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Campus Pato Branco.
Ela foi a primeira colocada, numa concorrência de 77/1 candidatos. Outro ex-aluno que trilha o caminho público é o arquiteto Enji Nagasawa, aprovado recentemente no concurso da prefeitura de Cascavel, também ocupando o primeiro lugar.
A ex-aluna se orgulha de ter ingressado na Universidade pela seleção do ProUni (Programa Universidade Para Todos) e ressalta que, como foi auxiliada nos estudos, sua meta é trabalhar voltando seus conhecimentos em prol da população e, agora, isso é possível.
A arquiteta e urbanista descreve que sua atuação profissional é bem diversificada, envolve orçamentos, licitações, projeto de paisagismo, instalações prediais, detalhamento de mobiliário, acessibilidade, fiscalização, gestão de obras, entre outras funções.
Já a atuação do arquiteto na prefeitura, como explica Nagasawa, é mais focada na área do urbanismo. “O arquiteto atua como analista de projetos arquitetônicos e de parcelamento do solo, verificando se as leis urbanísticas, como o código de obras e lei de zoneamento, estão sendo aplicadas corretamente”, informa.
Ele lembra outras funções importantes. “O arquiteto e urbanista pode atuar na elaboração das leis urbanísticas municipais, como o Plano Diretor, na elaboração de projetos arquitetônicos de escolas, Unidade Básica de Saúde, equipamentos esportivos e intervenções, como revitalização de áreas degradadas, parques urbanos, praças e mobiliário urbano”, resumiu.
Para ambos, o fator de desempate foi o conhecimento específico do cargo. “Na maioria das vezes os concursos públicos são elaborados a partir de conteúdos teóricos aprendidos durante o curso e que são a base para enfrentarmos as diversas situações, contudo, outro fator importante é a dedicação do aluno também fora da sala de aula”, afirma Nagasawa.
Atuando há alguns meses na UTFPR, Nathana relata que as disciplinas apresentadas no curso serviram de ótima base, tanto para sua vida profissional, no exercício com qualidade das atividades desenvolvidas hoje na Universidade, quanto lá atrás para a aprovação no concurso. “Todas as questões já tinham sido abordadas em sala de aula e isso foi o meu grande diferencial. Lembro-me que, na prova, puxava na memória e via os professores falando sobre o eventual assunto, o que tornou a prova mais fácil”, elogia.
Quanto à conquista, agradece pelo ensino que teve e pela oportunidade de encerrar a graduação e já ser aprovada em um concurso público. “Vi que o conteúdo e toda a teoria foram muito válidos. Agradeço, em especial, o apoio e incentivo do meu coordenador, professor Emerson Santos, que sempre acreditou no meu potencial e nunca me deixou desistir dos objetivos traçados”.
“Esses resultados são frutos de um trabalho de 15 anos. Na sua fase de desenvolvimento, o curso traz o reconhecimento da sociedade perante nossos egressos e acadêmicos que estão no mercado de trabalho enquanto estagiários, motivando-nos a uma maior responsabilidade para com aqueles que nos confiam a sua formação e para com o desenvolvimento regional”, pontua o coordenador.