Professora participa do 43° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas
Publicado em: 20/07/2016 às 10:40
No evento, realizado em São Paulo, a Unipar foi representada pela professora Elizabeti de Matos Massambani
A Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Umuarama, foi representada no 43° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas pela professora dos cursos de Farmácia e de Estética e Cosmética, Elizabeti de Matos Massambani. Com o tema ‘Integrar, inovar e empreender’, o evento aconteceu no Palácio das Convenções do Anhembi/SP. Cerca de três mil pessoas participaram (entre 26 a 29/06).
Durante o evento a professora Elizabeti apresentou três trabalhos, em que abordou e explanou sobre os temas ‘Doação e descarte de hemocomponentes no hemonúcleo da 12ª Regional de Saúde do Paraná’, ‘Hemoglobinopatias em doadores de sangue na 12ª Regional de Saúde do Paraná’, e ‘Levantamento dos casos notificados de doença de chagas aguda no Brasil nos anos de 2007 a 2013’.
Para Elizabeti, a participação neste evento foi de grande importância, uma vez que o objetivo de atualização e aprimoramento de conteúdos e novas técnicas para enriquecimento de informações e conhecimentos das áreas de hematologia, microbiologia e imunologia foi alcançado.
“As informações adquiridas nas conferências, palestras, mesas-redondas, fóruns de discussão, workshops e sessões interativas proporcionam maior capacitação do professor; meu objetivo foi buscá-las para, agora, repassá-las para enriquecer o processo de atualização de conhecimentos dos meus alunos”, ressalta.
Segundo Elizabeti, o evento proporcionou, além de conhecimentos técnicos específicos, a oportunidade de assistir a palestras que abordaram sobre ‘Gestão e qualidade laboratorial pública e privada’, ‘Situação da saúde no Brasil’ e ‘Avanços na implantação de novos programas de interfaceamento com os equipamentos para a liberação de laudos’.
“O contato que tive com outros profissionais, de várias empresas do ramo, e com equipamentos de ponta para diagnóstico laboratorial, foi enriquecedor; além disso, foi extremamente importante estender e divulgar o nome da Universidade Paranaense em âmbito nacional, com apresentações de trabalhos”, ressalta.
Para a participação, a professora recebeu ajuda financeira do Programa Institucional de Capacitação Docente da Unipar.