UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Unipar e TJ-PR iniciam projeto de cidadania 'Justiça se aprende na escola’

Publicado em: 15/07/2016 às 16:11

O objetivo do programa é levar esclarecimentos à população, a partir das crianças, sobre questões de cidadania e justiça

O projeto Justiça se Aprende na Escola surgiu da necessidade de divulgar noções básicas sobre o funcionamento do Poder Judiciário à população. Em Francisco Beltrão está sendo colocado em prática por meio de uma parceria entre a Universidade Paranaense (Unipar) e o Tribunal de Justiça do Paraná. A ideia é orientar alunos da rede pública municipal sobre questões de cidadania e justiça, facilitando a busca de serviços judiciais e motivando o diálogo. De acordo com o professor Márcio Cristiano de Go

O projeto Justiça se Aprende na Escola surgiu da necessidade de divulgar noções básicas sobre o funcionamento do Poder Judiciário à população. Em Francisco Beltrão está sendo colocado em prática por meio de uma parceria entre a Universidade Paranaense (Unipar) e o Tribunal de Justiça do Paraná.

A ideia é orientar alunos da rede pública municipal sobre questões de cidadania e justiça, facilitando a busca de serviços judiciais e motivando o diálogo. De acordo com o professor Márcio Cristiano de Gois, um dos coordenadores, a Unipar e o TJ-PR estão contribuindo com um processo de formação essencial para o futuro dos jovens de Francisco Beltrão.

Isto porque o acesso ao projeto tem oportunizado o aprendizado de vários conceitos de cidadania fundamentais, como as funções do Estado e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O site do Tribunal de Justiça destaca que o objetivo do programa é levar esclarecimentos à população, a partir das crianças, sobre questões de cidadania e Justiça. Como as crianças e adolescentes são agentes multiplicadores de informação, o programa possibilitará a difusão de conhecimentos sobre os temas propostos aos familiares, além de conscientizá-los sobre direitos e deveres e a forma de exercê-los.

O projeto começou em 1993, com o programa Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O intuito era de levar esclarecimentos à população, a partir das crianças, sobre questões de cidadania e Justiça. O projeto foi inicialmente desenvolvido pelo magistrado paranaense, Roberto Portugal Bacellar, com a denominação Justiça se Aprende na Escola.
Com respaldo técnico das professoras do curso de Direito da Unipar, Patrícia Fernandes Bega e Marcela Andrioli Caserta Machado, o primeiro colégio contemplado é o estadual Leo Flach.

Segundo o coordenador do curso de Direito, Alexandre Magno Augusto Moreira, a união da sociedade, comunidade acadêmica e o Poder Judiciário nessa missão contribui grandiosamente para o sucesso do projeto. “Faremos o máximo para que nossos pequenos cidadãos tornem-se futuramente pessoas de bem e conhecedoras de seus direitos e deveres básicos, como o significado e finalidade da Constituição Federal", argumenta Magno.

Redes sociais>