UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Pró-Magíster: Oficina para professores apresenta novas ferramentas do Google

Publicado em: 14/07/2016 às 15:20

Comprometida com a excelência na educação e inovação, a Unipar investe em capacitação em soluções tecnológicas

Professores da Unidade de Cascavel participam da oficina
Professores da Unidade de Cascavel participam da oficina
Professores da Unidade de Guaíra participam da oficina
Professores da Unidade de Guaíra participam da oficina
Paulo Tomazinho realiza oficina em Guaíra
Professores da Unidade de Umuarama participam da oficina
Professores da Unidade de Umuarama participam da oficina
Professores da Unidade de Umuarama participam da oficina
Paulo Tomazinho realiza oficina em Umuarama
Professores da Unidade de Toledo participam da oficina
Professores da Unidade de Toledo participam da oficina
Professores da Unidade de Paranavaí participam da oficina
Professores da Unidade de Paranavaí participam da oficina
Professores participam da palestra
Professores participam da palestra
Em palestra, professor Paulo Henrique Tomazinho
Palestrante Paulo Henrique e professora Irinéia Paulina
Palestrante Paulo Tomazinho com os professores Luiz Fernando e Irinéia Paulina
Professoras Ana Paula, Irinéia Paulina e Fernanda Garcia
Palestrante Paulo Tomazinho e professor Luiz Fernando
Diretor, professor Nilvio Ourives e professora Irinéia Paulina

Com o propósito de acompanhar o avanço digital e da comunicação em rede, favorecendo a prática pedagógica e a adoção de novas metodologias de ensino, professores da Universidade Paranaense – Unipar, de todas as unidades – Umuarama, Paranavaí, Cianorte, Guaíra, Toledo, Cascavel e Francisco Beltrão –, participaram de mais um treinamento.

Promovido pelo Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior) e com o tema ‘Tecnologia da informação e comunicação na prática docente’, o treinamento se deu em oficinas conduzidas pelo professor da Universidade Positivo, de Curitiba, Paulo Henrique Tomazinho.

O objetivo foi levar os professores a experimentar o uso de novas ferramentas, que possibilitem maior interação com os alunos em sala de aula e que permitam identificar se o aluno entendeu realmente o conteúdo. A solução tecnológica apresentada foi o Google for Education.

Trata-se de um pacote de ferramentas de produtividade gratuitas para a colaboração em sala de aula. Tomazinho, que é doutor em Educação, mostrou como essas ferramentas educacionais podem se integrar com metodologias ativas para construir um futuro mais promissor da Educação, sobretudo no ensino superior.

“O desafio da Educação não é focar só no ensino, mas no aprendizado a longo prazo; visando alcançar tal objetivo, esse pacote de ferramentas tem a vantagem de ser livre, gratuito para as escolas e IES (Instituições de Ensino Superior)”, destaca o professor, que tem no currículo a certificação Google Certified Innovator.

Tomazinho realizou também uma palestra focando o tema ‘ Um novo olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem na educação superior’; do Câmpus-Sede foi transmitida simultaneamente para as outras Unidades, via webconferência.

A coordenadora multicampi do Pró-Magíster, professora Ana Paula Cruz, diz que tem sido muito boa a adesão dos professores nestes projetos. “A participação dos professores nos encontros de capacitação docente tem sido cada vez mais significativa, porque eles têm compreendido que a capacitação docente é fator decisivo para a qualidade do ensino e isso é extremamente importante”, elogia.

Celular e internet

Para o professor Senoir Vanzella, que é coordenador do curso de Ciências Contábeis, Unidade de Toledo, foi um trabalho muito interessante este realizado pelo Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior). “Recebemos informações sobre o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendemos a utilizar algumas ferramentas do Google, que estão disponíveis para nós aplicarmos em diversas atividades desenvolvidas com nossos os alunos”, justifica.

A ferramenta, conta ele, permite repassar aos alunos diversas tarefas, utilizando o celular e a internet, que é uma febre entre os jovens; e ainda permite avaliar os conhecimentos, as dúvidas, entre outras questões, sobre diversas áreas. “Todos os dados podem ser tabulados em gráficos, avaliando as principais dificuldades dos alunos, os pontos positivos e outros que precisam ser reforçados, entre outras questões que servem de subsídio aos professores na abordagem dos temas em sala de aula”, explica o professor.

Segundo Vanzella, o sistema permite ampliar o grau de conhecimento dos estudantes e vai exigir bastante do professor, que deve se aperfeiçoar constantemente, principalmente em relação às novas tecnologias: “Antes existia uma preocupação do uso inadequado do celular em sala de aula; hoje percebemos que ele pode ser um aliado do professor e do aluno e precisamos aproveitar este recurso”.

O sistema já vem sendo adotado com sucesso na Universidade Positivo e Vanzella acredita que também poderá dar bons resultados na Unipar. “Todas as atividades realizadas pelo Pró-Magíster são fundamentais para manter os professores atualizados e motivados em dar o melhor de si na formação dos seus alunos”, opina.  

Redes sociais>