Você está aqui: Notícias > Urgência e emergência: Professores têm treinamento para primeiros socorros
Urgência e emergência: Professores têm treinamento para primeiros socorros
Publicado em: 13/07/2016 às 15:50
Encontro foi conduzido pelo Bombeiro e enfermeiro João Paulo Rodrigues, sob a organização do Comitê de Biossegurança
Voltada a oferecer ensino de excelência e, consequentemente, boa colocação no mercado de trabalho, a Universidade Paranaense – Unipar se preocupa também em formular políticas, implementar, avaliar, fortalecer e consolidar ações de biossegurança. Com foco nesta premissa, o Comitê de Biossegurança da Universidade promoveu, na última semana, um treinamento sobre primeiros socorros. O público-alvo reuniu docentes de todas as áreas.
O treinamento foi conduzido pelo bombeiro e enfermeiro João Paulo Rodrigues, que explicou como se dá a condição do primeiro atendimento de quem está passando mal, atentando para os procedimentos de ver, ouvir e sentir a respiração.
Além da abordagem, o bombeiro deu exemplo de atitudes a serem tomadas em casos de hemorragia, fratura, desmaio e também apresentou técnicas e métodos para a realização de massagem cardíaca com o DEA (desfibrilador externo automático). O profissional também destacou ser fundamental, em procedimento de urgência e emergência, saber a quem chamar, se o Samu (192) ou Siate (193), sanando dúvidas.
A representante do Comitê em Cascavel, enfermeira Sônia Pozzebon, ressalta: “A importância destas ações na Unidade de Cascavel, junto aos professores, encontra-se na probabilidade destas situações ocorrem em sala de aula e a necessidade de prestar os primeiros socorros imediatos e realizar os encaminhamentos”.
O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, acompanhou os trabalhos.