Estudantes de Arquitetura e Urbanismo aderem ao ‘Intervenções Urbanas’
Publicado em: 07/07/2016 às 16:00
Projeto de extensão coloriu muros de escola e creches de Paranavaí
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, levou para as ruas, com grande entusiasmo, o projeto de extensão ‘Intervenções Urbanas’. Durante um sábado inteiro, foram três intervenções, que contemplaram os muros da Escola Municipal Santa Terezinha, do Centro Dia do Idoso e da Creche Municipal Santa Terezinha.
Em cada uma participaram cerca de 100 acadêmicos; todos tiveram que acordar bem cedo para a missão de colaborar para mudar a paisagem da cidade, objetivo principal do projeto que busca expandir as ações da arquitetura para dar um colorido especial aos muros e paredes de prédios públicos.
Orientados pelos professores Darlan Alves Pereira (coordenador do curso e idealizador do projeto), Jorge Alberto Figueiredo e Tatiana Bardi, os acadêmicos, trabalhando em equipe, soltaram a imaginação e pintaram murais que se destacaram pela criatividade.
“Foi delicioso passar um sábado descontraído com os colegas e alunos, interagindo e trabalhando de forma prazerosa”, diz a professora Tatiana Bardi. Ela supõe que essas intervenções devam continuar se estendendo a outras regiões e com outros feitos e formatos.
“Além do papel de cunho social que os estudantes exerceram perante a comunidade interna e externa, existiu também o fator da integração destes alunos; essas intervenções são válidas não somente para a comunidade externa, mas também a estes alunos que estão conhecendo e compreendendo o papel fundamental que o arquiteto e urbanista possui perante a sociedade como um todo”, argumenta.
Jardins do Câmpus
Em conjunto com o curso de Engenharia Civil, a ação incluiu também a revitalização do jardim da Unipar, em que acadêmicos, professores, pais e funcionários dedicaram o fim de semana e, durante dez horas de trabalho, realizaram a realocação e poda das plantas e a limpeza do gramado, sob a orientação da paisagista e professora Valéria Borges Yonegura. Os professores Darlan Alves e Robison Yonegura supervisionaram os trabalhos na restauração do lago e humanização do espaço de convívio dos estudantes.
“Este projeto é importante, pois proporciona a integração das turmas, dos cursos e mostra ao acadêmico o poder que ele tem de transformar a cidade e a sociedade, considerando que a simples pintura artística de um muro ou a revitalização de um ambiente gera um impacto muito positivo na comunidade”, afirma o professor Darlan.
Segundo ele, os acadêmicos valorizaram todos os momentos dessas intervenções como meios de reforço de aprendizagem. O acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Gustavo Spindola, confirma: “Para mim foi muito gratificante participar dessas intervenções, pois além de aplicar na prática o conhecimento que é adquirido em sala de aula, eu ajudei a transformar a história desses locais que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas que os frequentam”.