Você está aqui: Notícias > Cursos de Enfermagem e Direito participam de Ação Cívico-Social
Cursos de Enfermagem e Direito participam de Ação Cívico-Social
Publicado em: 07/07/2016 às 15:40
Acadêmicos prestaram serviços à população; as duas equipes fizeram cerca de 200 atendimentos
Os cursos de Enfermagem e Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, participaram recentemente da Ação Cívico-Social (Aciso) realizada pela 15ª Companhia de Infantaria Motorizada (15° Cia Inf Mtz), na praça Duque de Caxias, com o apoio do 15° Batalhão Logístico de Cascavel, da Prefeitura Municipal de Guaíra e de diversas empresas locais.
A ação atraiu centenas de pessoas, que puderam usufruir de diversos serviços. Sob supervisão da enfermeira Cristiane Pedrozo e da professora Daniele Garcia, acadêmicas do 5° ano do curso de Enfermagem da Unipar aferiram pressão arterial, fizeram teste de glicemia capilar e orientaram sobre hipertensão arterial e diabetes. E a equipe do curso de Direito foi escalada para prestar serviços de assistência jurídica. O resultado foi de aproximadamente 200 atendimentos.
Para a professora Daniele, que é coordenadora do curso de Enfermagem, a participação das acadêmicas foi importante, já que se trata de uma ação educativa: “O trabalho que elas desenvolveram serviu para estimular o espírito de servir o próximo, reforçar a atuação multiprofissional e colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula”.
A coordenadora do curso de Direito, Claudinéia Aparecida de Miranda, concorda e destaca: “Considero também de grande valia a oportunidade da integração do estudante com a sociedade, porque, assim, puderam ter uma visão mais ampla dos problemas reais que presenciaram”.
A diretora da Unidade da Unipar de Guaíra, Juliane Maria Romani, prestigiou o evento; ela acompanhou os trabalhos das equipes de Enfermagem e de Direito.
Em parceria com outras entidades também foram ofertados serviços de corte de cabelo, manicure e avaliação bucal (no escovódromo). Para entreter as crianças, a ação disponibilizou vários brinquedos e os adultos foram contemplados com apresentação da Banda de Música de Cascavel e uma demonstração de desmontagem e montagem do Jeep Willys. Também houve doação de agasalhos.
A ação tem como objetivo intensificar a presença do Estado brasileiro junto à faixa de fronteira, contribuindo para a conscientização da população em assuntos relacionados à saúde e à legislação (contrabando, tráfico de drogas, de pessoas, armas e munições, exploração sexual, evasão de divisas, crimes ambientais, roubo de veículos, garimpo ilegal, entre outros).