Você está aqui: Notícias > Animação e integração marcam o 9º Arraial de Educação Física
Animação e integração marcam o 9º Arraial de Educação Física
Publicado em: 04/07/2016 às 15:50
Comidas típicas e danças folclóricas divertiram professores, estudantes e convidados
‘Sinhôs’ e ‘sinhás’, comidas típicas, dança e muita alegria e diversão fizeram do 9º Arraial do curso de Educação Física da Universidade Paranaense, Unidade Umuarama, uma grande festança. Professores, estudantes e convidados confraternizaram no evento realizado no Salão de Eventos do Câmpus III. O Reitor Carlos Eduardo Garcia e diretor da Unipar, professor Nilvio Ourives dos Santos prestigiaram (em 28/06).
O clima de descontração entre os participantes era contagiante. Os estudantes não pouparam dedicação e empenho para proporcionar animação a todos. A turma do segundo ano decorou o ambiente com bandeirinhas e balões.
As barracas foram montadas e os visitantes puderam se deliciar com as comidas típicas preparadas pelos formandos do curso. Teve quentão, pé-de-moleque, pipoca, paçoquinha, bolo de fuba, cachorro-quente e refrigerantes.
Os trajes coloridos e o ritmo caipira deram um tom especial à festa. A turma do primeiro ano (bacharelado) se vestiu a caráter e encantou o público com a tradicional quadrilha e o casamento caipira. Já as turmas do terceiro (bacharelado e licenciatura) alegraram com as danças folclóricas: carimbó, maculelê, colheita do café, siriri e pau de fita. A noite também foi abrilhantada com o forró mastruz com leite, apresentado pelas alunas da coreógrafa Yranete Araújo, de Moreira Salles, e uma performance da dança A Boneca, apresentado pelo grupo de dança do projeto Viva Vila, de Goioerê, sob supervisão da coreógrafa Mara Carvalho.
A coordenadora do curso, professora Silvia Sarto, ressalta que o evento torna-se um grande trabalho acadêmico e interdisciplinar, envolvendo professores e estudantes, que se dedicam nas questões relativas à graduação. “Une conhecimentos das disciplinas Recreação e lazer, Didática e pedagogia, Dança e folclore e Organização de eventos”.
E acrescenta. “As atividades de organização e execução do projeto desenvolvem no aluno o senso crítico quanto aos conteúdos aprendidos em sala de aula; no final, o resultado é uma grande festa em que todos se divertem”.
Para realização do arraial, a coordenação do curso teve a parceria da Secretaria Municipal da Cultura de Goioerê, por meio do secretário Pedro Marque, ex-aluno do curso, e das coreógrafas Yranete Araújo e Mara Carvalho.