Você está aqui: Notícias > Estudantes plantam mais de mil mudas de árvores em área do Rio Piava
Estudantes plantam mais de mil mudas de árvores em área do Rio Piava
Publicado em: 29/06/2016 às 17:00
Em cidades da região, o grupo também plantou e distribuiu mudas e sacolas ecológicas, além de conscientizar a população dos cuidados com o meio ambiente
Estudantes do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, foram incentivados a praticar um exercício de cidadania e boas ações em favor da natureza. O grupo plantou cerca de 1.200 mudas de árvores nativas na APA (Área de Preservação Ambiental) do Rio Piava - único manancial de água que abastece a cidade.
O plantio foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura, que orientou sobre os locais mais críticos da APA, e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), que forneceu as mudas de espécies nativas. Depois do plantio, os alunos distribuíram mudas à comunidade e também realizaram diversas atividades em cidades da região, voltadas para a preservação do meio ambiente.
Em Mariluz, eles distribuíram sacolas ecológicas e orientaram a comunidade quanto à importância da reciclagem do lixo; em Rondon e Goioerê também plantaram mudas de árvores nativas na microbacia de abastecimento dos municípios; em Marabá, distribuíram as mudas para as crianças das escolas municipais e palestraram sobre a importância da conservação dos recursos naturais.
Os trabalhos continuaram na cidade de Juranda, onde os futuros engenheiros agrônomos fizeram um plantio de mudas nos canteiros centrais. Já em Tapejara, o grupo fez a recomposição de mata ciliar para a captação de água. No município de Altônia participaram da coleta de óleo de cozinha usado para produção de sabão e trabalho de conscientização dos moradores sobre a importância do reuso do produto para evitar seu despejo inadequado no meio ambiente; os próprios alunos produziram as pedras de sabão e depois doaram à população carente.
Depois de Altônia, os alunos foram para Iporã. Lá, a atividade foi de recomposição de mata ciliar em área degradada. Em Pérola também teve distribuição de mudas de árvores nativas e conscientização da comunidade, acompanhada de plantio de mata ciliar. Os trabalhos foram encerrados em Douradina, onde o grupo plantou mudas e recolheu lixo eletrônico, conscientizando a população sobre suas consequências no meio ambiente.
“Nosso propósito foi impactar positivamente a consciência ambiental da população, mostrando que o nosso acadêmico não está sendo formado apenas para desenvolver suas atribuições inerentes à profissão, mas, também, para cumprir seu papel de um cidadão defensor dos recursos naturais que irão proteger as próximas gerações”, destacou a professora Dione Aguiar. Titular da disciplina de Gestão de Recursos Naturais, ela ressalta também que as atividades proporcionaram uma maior aproximação do acadêmico com a comunidade: “Este foi outro importante objetivo alcançado”.
Todas as atividades foram realizadas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.