Você está aqui: Notícias > Biomedicina promove visita técnica em órgão públicos de Curitiba
Biomedicina promove visita técnica em órgão públicos de Curitiba
Publicado em: 29/06/2016 às 16:10
Na capital do Estado, acadêmicos conheceram o Instituto de Criminalística do Paraná, Tecpar e Fiocruz
Organizada pelo curso de Biomedicina da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, recente visita técnica contemplou o Instituto de Criminalística do Paraná, Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), além de passeio cultural por monumentos históricos de Curitiba, como Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico e Opera de Arama.
Convite para a viagem (10 e 11/6) se estendeu aos demais cursos da Universidade, reunindo também alunos de Enfermagem, Psicologia e Direito, que foram acompanhados pelos professores Raphael Sahd (coordenador do curso) e Ricardo Abrão.
De acordo com a coordenação, a visita teve por objetivo demonstrar o campo de atuação do profissional biomédico no que diz respeito à área de perícia criminal, identificando, por meio de exames genéticos, bioquímicos, toxicológicos e patológicos, causas de morte e possíveis envolvidos em crimes – violência contra a mulher e estupro.
No Instituto de Criminalística, o grupo visitou a parte de toxicologia forense, química forense, genética forense e bioquímica forense, e conheceu o necrotério e o procedimento de necrópsia. Os alunos também tiveram acesso aos equipamentos validados na perícia, realizada na cena do crime ou do ato violento, e aos equipamentos utilizados no laboratório.
Já no Tecpar, foram demonstradas soluções tecnológicas, de biotecnologia e inovação. Foi possível observar a biotecnologia aplicada à saúde, na elaboração de kits para exames de alta sensibilidade, sendo estes desenvolvidos em parceria com a Fiocruz, para o diagnóstico de dengue, febre chikungunya e zika vírus.
Outro foco importante foi conhecer a estrutura do ICC (Instituto Carlos Chagas), que atua como centro de pesquisa gerando conhecimento, produtos e serviços nas áreas de bioquímica, biologia molecular e celular e biotecnologia. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer equipamentos, como microscopia eletrônica avançada, equipamentos de biologia molecular e laboratórios de biossegurança níveis 1, 2 e 3; esses níveis determinam a espécie e capacidade de contaminação de microrganismos, entre eles vírus e bactérias.
Após visitas, alguns alunos também participaram, com o professor Raphael, que é delegado do Conselho Regional de Biomedicina em Cascavel, do 2º Encontro Paranaense de Biomedicina. Vários temas da área estiveram em pauta no evento, onde Cascavel foi eleita para sediar o 3º Encontro de Biomédicos do Paraná, a ser realizado ainda neste ano.
“A partir de programações como esta, a Universidade incentiva o conhecimento tecnológico e científico, fazendo questão de oportunizar aos acadêmicos do campo da saúde e áreas afins um conhecimento abrangente e de ponta, que certamente vai refletir em um egresso qualificado para o mercado, sempre atento às inovações e aprofundamento científico”, frisa o coordenador da Biomedicina.