Você está aqui: Notícias > Na fronteira: Curso de Engenharia Civil promove visita técnica à Receita Federal
Na fronteira: Curso de Engenharia Civil promove visita técnica à Receita Federal
Publicado em: 28/06/2016 às 16:10
Acadêmicos foram conhecer logística de funcionamento da grande obra que atende o Brasil e o Paraguai
Com o objetivo de expandir o conhecimento em administração de obras, o curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, promoveu visita técnica à Receita Federal do Mato Grosso do Sul, que fica na fronteira com o Paraguai.
Os acadêmicos puderam verificar de perto a ampliação do posto do órgão, que passou de 2.700m² para 16.400m², onde toda execução deu-se com o funcionamento total do posto; a logística teve que ser adequada ao funcionamento ininterrupto das fiscalizações.
Esta ampliação do posto da Receita Federal na fronteira foi planejada de forma que Brasil e Paraguai atuassem em conjunto, na mesma instalação, para que as cargas ou os caminhoneiros que cruzam a fronteira não tenham que passar por duas fiscalizações; caso haja comum acordo entre os dois países o posto oferece espaço e estrutura para que ali se concentrem, agilizando assim o processo logístico.
Segundo a coordenadora do curso, professora Vanda Lupepsa, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conversar com o responsável pela administração da obra de ampliação, que explicou aos acadêmicos o objetivo do projeto.
“Fomos informados de que o projeto foi pensado para atender não apenas à fronteira, mas também uma região ampla e a outros órgãos federais, pois conta inclusive com um incinerador para destruição de mercadorias ou entorpecentes apreendidos, depósito amplo para armazenamento de mercadorias apreendidas, área de descanso para os caminhoneiros enquanto aguardam a fiscalização de suas cargas, amplo pátio para caminhões que estão no aguardo de fiscalização e também para os veículos apreendidos”, conta.
A professora falou também da importância da visita, colocando em destaque a expressiva gama de conhecimento multidisciplinar que receberam, em conjunto com a noção da grandiosidade do trabalho de Engenheiro Civil.
Segundo ela, a visita contribui para o aprendizado do aluno em administração de obras, organização de canteiros de obras (logística) com funcionamento ininterrupto do local, planejamento de recebimento e armazenamento de materiais e visão de projeção de crescimento futuro de um empreendimento para noções de ampliação entre outros assuntos.