Você está aqui: Notícias > Estudantes apresentam pesquisas no 9º Bioética Londrina
Estudantes apresentam pesquisas no 9º Bioética Londrina
Publicado em: 27/06/2016 às 15:40
Projetos de pesquisa foram desenvolvidos sob a orientação da pesquisadora da Unipar, professora Tereza Rodrigues Vieira
Um grupo de quatro alunas da Universidade Paranaense representou a Instituição no 9º Bioética Londrina, organizado pelo Núcleo de Bioética de Londrina, com apoio da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética). O convite para a participação foi feito pela coordenação do evento à pesquisadora Tereza Rodrigues Vieira, docente do mestrado em Direito e Cidadania da Unipar e orientadora das quatro estudantes, bolsistas de programas de iniciação científica (entre 9 e 10/6).
Lá as alunas apresentaram pesquisas em forma oral e em banner. Tania Arnecke Pereira, que cursa o último ano da graduação de Direito na Unidade de Guaíra e já foi aprovada no exame da OAB, abordou o tema ‘Objeção de Consciência: aspectos bioéticos e jurídicos’.
Já Vanessa Carvalho dos Santos, ex-aluna do curso de Direito e pós-graduanda em Conciliação, Mediação e Arbitragem, na Unidade de Umuarama, apresentou as pesquisas ‘Inclusão social e promoção da cidadania da pessoa em situação de rua’, ‘Bioética e vulnerabilidade da população em situação de rua’ e ‘Crianças em situação de rua: esses corpos existem como sujeitos de direitos?’, este último de autoria da aluna Letícia Rodrigues, do curso de Psicologia, Unidade de Umuarama.
“É uma temática nova, que enriquece o currículo de quem busca novos conhecimentos, principalmente para mim que visa à docência. Também é uma oportunidade de trocar informações importantes com profissionais que fazem a diferença”, afirma a pós-graduanda. Do curso de Psicologia da Unidade de Umuarama foram as estudantes Renata Bertti e Isabella Gênero. Os trabalhos das quatro estudantes tiveram como foco o projeto ‘População de Rua - direito, bioética e desigualdade’, da pesquisadora Tereza Rodrigues Vieira.
A orientadora afirma que o grupo foi bastante elogiado pelos organizadores, pelo fato de os trabalhos demonstrarem preocupação com população vulnerável. “Eventos como esse é uma grande oportunidade para divulgarmos as pesquisas que a Unipar desenvolve em prol de pessoas vulneráveis e carentes de proteção legal e social”, ressalta Tereza Rodrigues Vieira.