UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Gesto solidário: Estudantes cortam cabelo e doam para o hospital de câncer

Publicado em: 24/06/2016 às 16:00

Os fios serão usados na confecção de perucas; campanha também sensibilizou professoras e pessoas da comunidade

Cabeleireiro voluntário corta cabelo de uma das doadoras
Cabeleireiro voluntário corta cabelo de uma das doadoras
Estudantes de Estética e Cosmética preparam cabelos para o corte
Estudantes de Estética e Cosmética preparam cabelos para o corte
Estudantes de Estética e Cosmética preparam cabelos para o corte
Estudantes de Estética e Cosmética preparam cabelos para o corte
Estudantes de Estética e Cosmética preparam cabelos para o corte
Em torno de 70 mulheres, entre adultos e crianças, doam parte dos cabelos
Em torno de 70 mulheres, entre adultos e crianças, doam parte dos cabelos
Estudante Tamires Araújo corta o cabelo da colega Cínthya Camyla da Silva
Eduarda Marchetti, de 11 anos, foi uma das doadoras
Milena de Oliveira, de 15 anos: gesto de amor ao próximo
Estudante Thaylini Corrales
Estudantes exibem os cabelos cortados
Depois de cortados, cabelos doados serão utilizados na confecção de perucas
Depois de cortados, cabelos doados serão utilizados na confecção de perucas
Professoras da Unipar com representantes da igreja Adventista
Professora Claudia Mika (ao centro) com equipe da Unipar, voluntários e membros da igreja

Receber o diagnóstico de câncer é um momento difícil para os portadores da doença, pois com ele surgem o medo, a insegurança e muitas dúvidas. Além disso, os pacientes também enfrentam os efeitos colaterais dos medicamentos que utilizam; entre eles, está a queda de cabelo, geralmente decorrente da quimioterapia.

Para ajudar a elevar a autoestima das mulheres que estão fazendo o tratamento no hospital do câncer de Umuarama - Uopeccan, estudantes da Universidade Paranaense participaram de uma campanha solidária da Igreja Adventista: cortar os cabelos e doá-los para confecção de perucas, que serão usadas pelas pacientes.

Fiéis da Igreja, que estão coordenando a campanha, convidaram a Unipar para aderir à causa. “Já sou doadora de sangue e não pensei duas vezes em doar também parte dos meus cabelos, já que ele é um item importante no visual e com certeza vai ajudar em muito na autoestima das pacientes”, diz a acadêmica de Psicologia, Cínthya Camyla da Silva. “Quando meus cabelos crescerem, quero doar de novo”, sensibiliza-se.

Além de estudantes de vários cursos, professoras e pessoas da comunidade também doaram. Milena de Oliveira, de 15 anos, moradora de Assis Chateaubriand, foi uma delas. “Minha irmã estuda aqui e me falou da doação; e como já tinha a intenção de doar, vim com ela para cortar”. Eduarda Marchetti, de 11 anos, também doou. “A amiga da minha mãe me falou e então resolvi doar para ajudar os pacientes do hospital”. Em torno de 70 mulheres, entre crianças e adultas, doaram os cabelos; as perucas serão confeccionadas por uma equipe de voluntárias do Uopeccan.

Os cortes foram realizados no laboratório de Estética Capilar por três cabeleireiros voluntários, além da professora Cassia Apolinário, que ministra a disciplina de Visagismo e Colorimetria no curso de Estética e Cosmética da Unipar. Alunas da graduação, além de doar os cabelos, também auxiliaram no preparo, corte e finalização (escova e penteado).

“Como já tive um caso de câncer na minha família, fiz a doação dos meus cabelos em outras ocasiões. Hoje estou aqui ajudando e incentivando minhas colegas a doarem e a se sentirem ainda mais lindas com o corte... Sei o quanto significa esse gesto para aqueles que vão receber os cabelos, principalmente as crianças”, conta a futura esteticista Thaylini Corrales, que está no último ano do curso. “Valeu a pena todo o esforço, pois é muito gratificante poder ajudar a quem precisa. É um momento em que a gente se coloca no lugar do outro e vê que a experiência valeu não só para minha formação acadêmica, mas também para minha vida”, garante a colega de sala, Tamires Araújo.

“Além de colocar em prática os conhecimentos obtidos na disciplina de Visagismo e Colorimetria, as nossas alunas ficaram sensibilizadas e contribuíram com a campanha. E tenho certeza que essas perucas vão melhorar a autoestima e o bem-estar dessas pessoas que estão passando por um momento tão delicado que é o tratamento contra um câncer”, ressaltou a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, professora Cláudia Mika.

A campanha na Unipar foi organizada pelo Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante). As estudantes que quiserem praticar esse gesto solidário podem ir ao Piae do Câmpus-Sede para agendar o corte. 

Redes sociais>