Você está aqui: Notícias > Festança no Câmpus: Tradicional ‘Arraiá Unipar’ atrai mais de 3.500 pessoas
Festança no Câmpus: Tradicional ‘Arraiá Unipar’ atrai mais de 3.500 pessoas
Publicado em: 22/06/2016 às 09:00
Quadrilhas, bandeirinhas, fogueira, barracas e brincadeiras marcaram o evento, que comemora mais de dez anos, com o prestígio de milhares de pessoas
Tradicional no calendário de Cascavel, a Festa Junina da Universidade Paranaense – Unipar atraiu mais 3.500 pessoas, que curtiram a festança - quitutes típicos, quadrilha dos cursos e touro mecânico, novidade que colaborou ainda mais para a diversão da galera. Esse é um mês marcado pela colheita do milho e pelas fogueiras, que também caracterizam o festerê.
Falando em milho, todos os pratos de seus derivados fizeram sucesso nas barracas. Teve também pipoca, quentão, cachorro-quente, crepes, churros, espetinho doce, maça do amor, pastel, cri-cri, bolo, pinhão e tapioca. Os comes e bebes ficaram por conta dos formandos, que investem o valor arrecadado na festa de formatura.
Tipicamente trajados, sinhôs e sinhás esbanjaram criatividade nas danças de quadrilha, compostas pelo tradicional enredo popular brasileiro e por estilos musicais que são a explosão do momento.
A festa teve, ainda, correio elegante e cadeia do amor. A programação cultural foi coordenada pelo Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), com apoio da direção geral.
A Festa Junina, também conhecida como arraial, tem como objetivo o resgate cultural. A festividade surgiu ainda no período colonial, tem contribuições da cultura europeia, como a quadrilha, inspirada em uma dança nobre francesa, e aqui recebeu influências do folclore brasileiro. Também marca as comemorações dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro.