UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Encontro de Tecnologia discute novidades do mercado e negócios de TI

Publicado em: 17/06/2016 às 14:00

Evento do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que está na 15ª edição, pautou palestras e minicursos

Acadêmicos participam de minicursos
Acadêmicos participam de minicursos
Acadêmicos participam de minicursos
Acadêmicos participam de minicursos
Acadêmicos participam de minicursos
Acadêmicos participam de minicursos
Acadêmicos participam de minicursos
Professores William e Claudemir com Israel Elias
Palestrante Marcos Nabhan com diretor e professores
Palestrante Marcos Nabhan
Palestrante Marcos Nabhan
Palestrante Marcos Nabhan com o colaborador Evaldo, da Virtual Age
Acadêmico Marcelo entrega lembrança ao palestrante
O egresso Israel Elias
Evento reuniu professores e acadêmicos
Diretor José Aparecido de Souza
Acadêmico Carlos entrega lembrança ao diretor
Professores e egressos
No encerramento, música para a descontração de todos
No encerramento, música para a descontração de todos
No encerramento, música para a descontração de todos

Discutir as novidades do mercado tecnológico em constante renovação. Esta foi a proposta do 15º Encontro de Tecnologia em Informática do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte (de 16 a 20/05). A programação contou com minicursos e palestras, ministrados por profissionais que se destacam no mercado, todos egressos do curso.

O ponto alto desta edição foi a palestra ‘Trajetória Profissional e Negócios de TI’, com Marcos Nabhan, fundador da Virtual Age e grande parceiro do Encontro de Tecnologia desde a primeira edição.

O empresário contou sua trajetória profissional, destacando a criação da Virtual Age, que começou com o nome Infomark nos anos 1980.

Segundo ele, a evolução de um sistema tradicional para a web foi uma inovação que deu origem aos Sistemas Virtual Age e que culminaram com sua aquisição pelo gigante de TI, o grupo Totv’s, há cerca de dois anos.

Nabhan fez questão de lembrar, em diversos momentos, dos muitos e antigos colaboradores que a empresa possui: “As empresas são constituídas de colaboradores que sonham e concretizam tais sonhos”, enalteceu.

“As palavras de incentivo, motivando a realização de sonhos, fizeram com que sua palestra fosse calorosamente aplaudida e comentada por todos os participantes”, diz o professor William Pelissari, que conduziu o cerimonial do evento.

Também participaram da palestra acadêmicos de Processos Gerenciais e de Ciências Contábeis. O diretor da Unidade, professor José Aparecido de Souza, prestigiou.

Após a palestra, houve debate dos temas abordados, comandado pelo colaborador da Virtual Age, Israel Elias, que presentou os participantes com o livro de sua autoria, ‘Atitude Poderosa’.

Os minicursos focaram temas relevantes na área de TI (tecnologia da informação), como Formatação básica em Linux e preparação de ambiente de desenvolvimento Java, DBA Iniciante, Aplicativos móveis com Ionic Framework e Introdução ao desenvolvimento Android (Java).

“Os minicursos abordaram tecnologias diferenciadas, buscando oferecer conteúdos atuais na área de informática, principalmente de programação”, informa a coordenadora do curso, professora Sueli Poppi Borba.

‘Aplicativos móveis com Ionic Framework’ foi ministrado pelo desenvolvedor Henrique Craveiro, que abordou os conceitos do framework, com o desenvolvimento de aplicação; e o minicurso ‘Introdução ao desenvolvimento Android (Java)’, ministrado pelo professor e desenvolvedor Vinicius Oiveira, priorizou o tema para os primeiros passos do desenvolvimento mobile.

Silvio Dauricio, egresso do curso de DBA (administrador de banco de dados), abordou ‘DBA Iniciante’; e o aluno e desenvolvedor Luis Henrique Pereira falou sobre ‘Formatação básica em Linux e preparação de ambiente de desenvolvimento Java’.

Os minicursos foram realizados nos laboratórios de informática da Unipar, com uma carga horária total de 16 horas cada um. “Nesse formato, o participante consegue aprender além da parte conceitual, a aplicação prática do tema”, explica a professora Sueli.

O encerramento do Encontro contou a apresentação do grupo de dança do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística). E como surpresa da noite, um momento muito especial e nostálgico: os egressos Rodolfo, Joji, William, Mayko e o amigo Jackson, das turmas de 2006, 2007, 2008 e 2013, que tocaram nos eventos de 2004 e 2005, abrilhantaram a noite com muita música contagiante.

Para o acadêmico Marcelo Miyashita, do 3º ano, a semana foi de alto nível. “Muito produtiva e as apresentações musicais e de dança fecharam com chave de ouro o evento”, exclama.

 

Redes sociais>