Você está aqui: Notícias > Sistemas de Informação é parceira da 6ª edição do projeto E-Lixo
Sistemas de Informação é parceira da 6ª edição do projeto E-Lixo
Publicado em: 17/06/2016 às 14:40
Curso escalou 30 acadêmicos para os trabalhos de bastidores da ação, que recolheu quinze toneladas de materiais eletrônicos
A Universidade Paranaense – Unipar mais uma vez foi parceira da ação de recolhimento de materiais eletrônicos obsoletos do E-Lixo, projeto do Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná). Todos os anos, o órgão realiza campanha nas principais cidades do Paraná.
Em Umuarama, a Unipar é representada pelo curso de Sistemas de Informação que, nesta sexta edição, escalou 30 acadêmicos para as tarefas de recepção no posto de coleta montado na Praça Miguel Rossafa (nos dias 07 e 08/05). A campanha tem como objetivo o recolhimento de materiais eletrônicos para reciclagem e a conscientização da população sobre descarte correto.
A ação, que contou com parceria também da prefeitura, IFPR (Instituto Federal do Paraná) e Sicoob, resultou na arrecadação de aproximadamente 15 toneladas de e-lixo. Entre aparelhos pifados ou fora de uso, a equipe recebeu monitores, caixas de som, impressoras, cabos (fios), teclados, CPU’s e televisores.
Na sequência é feita uma triagem: o que ainda funciona e pode ter alguma serventia é guardado; o que não serve para nada – a maior parte – é repassado para a Cooperuma (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Umuarama).
“Muitos dos computadores descartados pela população são recuperados pelos acadêmicos de Sistemas de Informação da Unipar e do IFPR; depois, são doados para pessoas carentes ou entidades filantrópicas”, informa Tatiane Tavares, do departamento administrativo do Sescap-PR.
Centenas de pessoas foram à praça levar e-lixo. “Eu acho essa iniciativa incrível, pois assim podemos descartar de forma correta os equipamentos que não utilizamos mais, evitando poluir o meio ambiente”, disse Alexandre Celine de Souza, morador de Umuarama.
O coordenador do curso de Sistemas da Informação, professor Elyssandro Piffer, falou da importância dos acadêmicos se envolverem em projetos desta natureza. “Os trabalhos propiciam boas experiências para os estudantes, que interagem com a população no momento de recepção do material e, no da triagem e do conserto dos equipamentos, exercitam conhecimentos vistos em sala de aula” ressalta.
Em cinco anos, o projeto arrecadou cerca de 280 toneladas de resíduos, nas cidades de Arapongas, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Toledo e Umuarama.