UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Educação inclusiva e indígena foram temas do Fórum Pedagógico de História

Publicado em: 17/06/2016 às 14:43

Evento também discutiu museologia, cultura, gênero e educação nos contextos de necessidade especial, conflito com a lei, no campo e em movimentos sociais

De Maringá, foi convidado o professor Ângelo Priori
De Maringá, foi convidado o professor Ângelo Priori
Oficina foi realizada no Museu em Cascavel
Oficina foi realizada no Museu em Cascavel
Teatro Hierofânico abrilhanta abertura de evento
Teatro Hierofânico abrilhanta abertura de evento
O coordenador do curso, professor Fausto Irschlinger
Professores do curso posam com palestrante
Professores do curso posam com palestrante
Convidados ministram oficinas ao curso de História
Estudantes fazem arrecadação de materiais escolares para aldeia indígena
Programação contou com encontro na Apae

A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, foi palco na última semana do Fórum Pedagógico e de Egressos do curso de História, intitulado Educação, Ofício e Reflexões. O evento aconteceu em três dias e se estendeu ao Centro Gilberto Mayer – Museu da Imagem e do Som, Museu Histórico de Cascavel – e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

A palestra principal foi ministrada pelo professor Ângelo Priori, da UEM (Universidade Estadual de Maringá). O docente abordou o tema ‘O ofício do professor/historiador’, promovendo diálogo reflexivo sobre a profissão e as atividades que o mercado proporciona: museu, arquivista, pesquisa, escritório de Direito, entre outras. Também expressou a questão ética – procedimentos do profissional, entre eles não plagiar, compromisso com a verdade e pacto do historiador com os Direitos Humanos.

Temas distintos foram discutidos, ainda, em oficinas e mesas temáticas, possibilitando a compreensão de diferentes realidades e o ensino. Entre as oficinas, apresentaram-se assuntos pontuais: Educação, museologia e patrimônio histórico-cultural, conduzido por Silvia Prado e Larissa Leonel; e Educação inclusiva – vivenciando a Apae, por Roberto Guilherme e Wagna Sutana.

Outras contribuições foram das mesas temáticas, trazendo a tona experiências na área da Educação Indígena, com Mauro Dietrick e Jairo Bortolini; Educação e atendimento ao adolescente em privação de liberdade, com Eliandro Nicola; Educação do campo, com Madalena Suchecki; Educação: proposta interdisciplinar e movimentos sociais, com Maristela Solda; e Educação e gênero, compartilhado por Kleiton Linhares. 

Redes sociais>