Você está aqui: Notícias > Educação inclusiva e indígena foram temas do Fórum Pedagógico de História
Educação inclusiva e indígena foram temas do Fórum Pedagógico de História
Publicado em: 17/06/2016 às 14:43
Evento também discutiu museologia, cultura, gênero e educação nos contextos de necessidade especial, conflito com a lei, no campo e em movimentos sociais
A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, foi palco na última semana do Fórum Pedagógico e de Egressos do curso de História, intitulado Educação, Ofício e Reflexões. O evento aconteceu em três dias e se estendeu ao Centro Gilberto Mayer – Museu da Imagem e do Som, Museu Histórico de Cascavel – e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
A palestra principal foi ministrada pelo professor Ângelo Priori, da UEM (Universidade Estadual de Maringá). O docente abordou o tema ‘O ofício do professor/historiador’, promovendo diálogo reflexivo sobre a profissão e as atividades que o mercado proporciona: museu, arquivista, pesquisa, escritório de Direito, entre outras. Também expressou a questão ética – procedimentos do profissional, entre eles não plagiar, compromisso com a verdade e pacto do historiador com os Direitos Humanos.
Temas distintos foram discutidos, ainda, em oficinas e mesas temáticas, possibilitando a compreensão de diferentes realidades e o ensino. Entre as oficinas, apresentaram-se assuntos pontuais: Educação, museologia e patrimônio histórico-cultural, conduzido por Silvia Prado e Larissa Leonel; e Educação inclusiva – vivenciando a Apae, por Roberto Guilherme e Wagna Sutana.
Outras contribuições foram das mesas temáticas, trazendo a tona experiências na área da Educação Indígena, com Mauro Dietrick e Jairo Bortolini; Educação e atendimento ao adolescente em privação de liberdade, com Eliandro Nicola; Educação do campo, com Madalena Suchecki; Educação: proposta interdisciplinar e movimentos sociais, com Maristela Solda; e Educação e gênero, compartilhado por Kleiton Linhares.