Você está aqui: Notícias > Mestrado e Doutorado: Simpósio de Ciência Animal aborda Saúde Única
Mestrado e Doutorado: Simpósio de Ciência Animal aborda Saúde Única
Publicado em: 15/06/2016 às 15:50
Na décima primeira edição, evento reuniu estudantes e professores da Unipar e de outras instituições de ensino superior
A coordenação do mestrado em Ciência Animal e o novo doutorado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, está comemorando o sucesso de sua 11ª Mostra Científica e 5º Simpósio. O evento reuniu mais de 60 participantes, entre professores e estudantes de diversos cursos da Unipar e de outras instituições de ensino superior.
A abertura do evento, que este ano explorou o tema Saúde Única, ficou a cargo da pesquisadora e coordenadora do doutorado, professora Daniela Dib. Em seguida, foi a vez do professor Flávio Seixas, da UEM (Universidade Estadual de Maringá), falar sobre ‘Varredura virtual com base na estrutura do alvo como método para identificação de novos medicamentos’. Para discutir sobre o ‘Comitê de ética em pesquisa envolvendo seres humanos e Plataforma Brasil’ foi convidado o professor Nelton Anderson Bespalez Corrêa, da Unipar.
Outras palestras foram ministradas por mestrandos e doutorandos do programa de pós-graduação da Unipar. Ana Claúdia Souza Andrade abordou o tema ‘A importância da toxoplasmose na saúde única: realidade, mídia e futuro’; e André Felipe Berto de Almada, ‘Zootecnia de precisão aplicada para ruminantes’.
Também entrou na programação os temas ‘Abate de bovino x Saúde única’, com Arianne Peruzo Pires Gonçalves; ‘Monitoria sanitária em frangos de corte’, proferido por Patrícia Franco Previato do Amaral; e ‘A importância do monitoramento de resistência antimicrobiana em animais selvagens’, discutido por Hélio Sens Junior.
A professora Daniela se diz satisfeita com o resultado, já que houve a participação de docentes e estudantes de diferentes cursos de graduação. “Procuramos diversificar bem os temas para que nosso evento ficasse atrativo e atingisse as metas”, ressalta. Para ela, essa integração permite que o encontro firme-se cada vez mais como um canal competente de divulgação científica. “Isso é importante pois fortalece o novo doutorado da Unipar”, arremata.