UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Bienal Regional de Informática discute empreendedorismo

Publicado em: 15/06/2016 às 10:08

Segunda edição integrou estudantes da Unipar, Faculdade Alfa e Instituto Federal do Paraná; parceria rendeu bons resultados

André Noel, criador do blog Vida de Programador
Professor Elyssandro Piffer destaca importância da Bienal na formação acadêmica
Estudantes da Unipar, Alfa e IFPR, juntos na Bienal
André Noel (ao centro) com professores da Unipar, Alfa e IFPR
Palestrante Cesar Brod
Em palestra, Edson Borelli
Minicursos integra estudantes das três instituições
Minicursos integra estudantes das três instituições
Minicursos integra estudantes das três instituições
Minicursos integra estudantes das três instituições
Minicursos integra estudantes das três instituições
Minicursos integra estudantes das três instituições

Com mais de 400 participantes, a 2ª Brinfu (Bienal Regional de Informática de Umuarama) superou as expectativas dos organizadores, repetindo o sucesso da primeira edição [que aconteceu no ano passado]. Promovido pelo curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense, Faculdade Alfa e IFPR (Instituto Federal do Paraná), o evento integrou estudantes e professores das três instituições de ensino, além de profissionais da área de tecnologia da informação e alunos de cursos técnicos da região.

Na pauta, palestras e minicursos envolvendo temas de diferentes áreas. A solenidade de abertura aconteceu no anfiteatro da Faculdade Alfa. A série de palestra foi aberta pelo expert em programação, André Noel, criador do blog Vida de Programador [que aborda a vida daqueles que trabalham com programação]. Ele, que é mestre em Ciência da Computação pela UEM, veio para falar sobre Humor, Programação e Empreendedorismo: Caso Vida de Programador.

A Bienal continuou com mesa-redonda composta pelos ex-alunos que criaram a empresa Aiqfome, responsável por um dos primeiros sites de pedidos de comida do Paraná. A equipe, que já possui atendimento em Umuarama, falou sobre o site e o aplicativo que leva o mesmo nome da empresa.

Outro assunto interessante e que prendeu a atenção dos participantes foi desenvolvimento de games, abordado pela equipe da empresa 2dverse. Os profissionais destacaram o jogo A Treta dos Irmãos Piologo, desenvolvido em parceria com os irmãos Piologo. Os estudantes puderam testar o jogo em uma versão de demonstração.

Os minicursos foram realizados nos laboratórios de informática das três instituições parceiras. Entre os temas, Introdução ao Adobe Illustrator, Introdução à Eletrônica, Oportunidades de negócio para profissionais de TI, Programação de Robótica com Lego Mindstorms e Linguagem NXC, Introdução à Vetorização com Corel Draw, Redes de Computadores, Montagem e Manutenção e Introdução à Programação para iPhone.

“O setor de informática encontra-se em plena expansão e, portanto, os estudantes e profissionais envolvidos na área necessitam de capacitação e conhecimentos atualizados para atender a demanda de mão-de-obra especializada exigida pelo mercado”, argumenta o coordenador do curso de Sistemas de Informação da Unipar, professor Elyssandro Piffer, ao avaliar os resultados do evento, que, segundo ele, foram muito bons. “Alcançamos excelentes índices de participação e de aceitação dos temas abordados, o que prova que investir na parceria é um bom caminho, sempre; nesse caso, essa união proporcionou muita troca de conhecimentos e a ampliação da networking dos estudantes, fundamental nos dias de hoje”, completa. 

Redes sociais>