Você está aqui: Notícias > Bienal Regional de Informática discute empreendedorismo
Bienal Regional de Informática discute empreendedorismo
Publicado em: 15/06/2016 às 10:08
Segunda edição integrou estudantes da Unipar, Faculdade Alfa e Instituto Federal do Paraná; parceria rendeu bons resultados
Com mais de 400 participantes, a 2ª Brinfu (Bienal Regional de Informática de Umuarama) superou as expectativas dos organizadores, repetindo o sucesso da primeira edição [que aconteceu no ano passado]. Promovido pelo curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense, Faculdade Alfa e IFPR (Instituto Federal do Paraná), o evento integrou estudantes e professores das três instituições de ensino, além de profissionais da área de tecnologia da informação e alunos de cursos técnicos da região.
Na pauta, palestras e minicursos envolvendo temas de diferentes áreas. A solenidade de abertura aconteceu no anfiteatro da Faculdade Alfa. A série de palestra foi aberta pelo expert em programação, André Noel, criador do blog Vida de Programador [que aborda a vida daqueles que trabalham com programação]. Ele, que é mestre em Ciência da Computação pela UEM, veio para falar sobre Humor, Programação e Empreendedorismo: Caso Vida de Programador.
A Bienal continuou com mesa-redonda composta pelos ex-alunos que criaram a empresa Aiqfome, responsável por um dos primeiros sites de pedidos de comida do Paraná. A equipe, que já possui atendimento em Umuarama, falou sobre o site e o aplicativo que leva o mesmo nome da empresa.
Outro assunto interessante e que prendeu a atenção dos participantes foi desenvolvimento de games, abordado pela equipe da empresa 2dverse. Os profissionais destacaram o jogo A Treta dos Irmãos Piologo, desenvolvido em parceria com os irmãos Piologo. Os estudantes puderam testar o jogo em uma versão de demonstração.
Os minicursos foram realizados nos laboratórios de informática das três instituições parceiras. Entre os temas, Introdução ao Adobe Illustrator, Introdução à Eletrônica, Oportunidades de negócio para profissionais de TI, Programação de Robótica com Lego Mindstorms e Linguagem NXC, Introdução à Vetorização com Corel Draw, Redes de Computadores, Montagem e Manutenção e Introdução à Programação para iPhone.
“O setor de informática encontra-se em plena expansão e, portanto, os estudantes e profissionais envolvidos na área necessitam de capacitação e conhecimentos atualizados para atender a demanda de mão-de-obra especializada exigida pelo mercado”, argumenta o coordenador do curso de Sistemas de Informação da Unipar, professor Elyssandro Piffer, ao avaliar os resultados do evento, que, segundo ele, foram muito bons. “Alcançamos excelentes índices de participação e de aceitação dos temas abordados, o que prova que investir na parceria é um bom caminho, sempre; nesse caso, essa união proporcionou muita troca de conhecimentos e a ampliação da networking dos estudantes, fundamental nos dias de hoje”, completa.