Você está aqui: Notícias > Enfermagem: Muita emoção na cerimônia da ‘Passagem da Lâmpada’
Enfermagem: Muita emoção na cerimônia da ‘Passagem da Lâmpada’
Publicado em: 13/06/2016 às 14:40
Evento da lâmpada acesa, que simboliza a chama do conhecimento, instiga reflexão sobre princípios da profissão
Um clima de emoção tomou conta da cerimônia ‘Passagem da Lâmpada’, promovida pelo curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra. O evento acontece todos os anos para celebrar o 12 de Maio, Dia Mundial de Enfermagem.
Tradicionalmente, acadêmicos do 5° ano assumem o principal papel na cerimônia: o de segurar as lamparinas para a passagem; familiares, colegas e amigos são convidados para prestigiar o ritual.
Ao se pronunciar, a coordenadora do curso, professora Daniele Garcia de Almeida Silva, relembrou que a ‘Passagem da Lâmpada’ marca a história da Enfermagem e que foi inspirada na pioneira Florence Nightingale, que, em 1853, se prontificou para cuidar dos soldados na Guerra da Criméia.
“Durante a noite ela fazia visitas aos feridos e, para iluminar seus passos, levava uma lamparina, hábito que a deixou conhecida como ‘a dama da lâmpada’; assim, a lâmpada tornou-se o símbolo da Enfermagem”, descreveu.
Ela também explicou o porquê da chama acessa: “A luz significa conhecimento; a chama acessa tem a intenção de levar o acadêmico a refletir sobre a importância da busca sucessiva do conhecimento, para melhor atender aos seus pacientes, mas sempre seguindo o exemplo de Florence: humanizando o cuidado e animando os pacientes na luta contínua da vida”.
Para a professora, a Cerimônia também busca a reflexão sobre os princípios pregados pelo curso da Unipar. “Esta cerimônia simboliza e acompanha ritualisticamente os momentos marcantes do curso, eternizando a profissionalização da assistência de Enfermagem como uma das mais nobres profissões da vida moderna”, sentenciou.
O Coro Unipar abrilhantou a abertura. E o encerramento ficou por conta da acadêmica do 5° ano Tania Mara Espindola, que cantou em homenagem aos seus colegas de classe e aos professores e convidados.