UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Estudantes de Engenharia Civil se empolgam em aula prática de geometria e álgebra

Publicado em: 10/06/2016 às 15:00

As equipes foram desafiadas a construir protótipos de cúpulas geodésicas

Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Aliando teoria à prática, alunos se empolgam com projeto de construção de cúpulas
Protótipos de cúpulas: estruturas arquitetônicas formadas por múltiplos elementos triangulares
Protótipos de cúpulas: estruturas arquitetônicas formadas por múltiplos elementos triangulares
Protótipos de cúpulas: estruturas arquitetônicas formadas por múltiplos elementos triangulares
Protótipos de cúpulas: estruturas arquitetônicas formadas por múltiplos elementos triangulares
O projeto ‘A Cúpula’ foi dividido e passou por diversas etapas para chegarem ao resultado final

Os calouros de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, foram desafiados, na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, a construir protótipos de Cúpulas Geodésicas 2V e 3V com 5/8.

Isto significa que cada equipe ficou responsável por construir duas cúpulas com frequências 2 e 3 com 5/8 de uma esfera. A metodologia virou uma verdadeira sensação entre os acadêmicos do curso que se mobilizaram, se dedicaram e surpreenderam a professora com os resultados obtidos.

“As cúpulas geodésicas são estruturas arquitetônicas formadas por múltiplos elementos triangulares, onde qualquer força aplicada é uniformemente distribuída pela sua estrutura até à base, apresentando por isso uma grande resistência e mantendo a sua estrutura leve; por estas razões tornaram-se bastante populares”, explica a professora da disciplina, Michele Barboza.

Segundo ela, o objetivo da metodologia aplicada foi tornar o ensino da Matemática dinâmico e atraente: “Com esse estímulo, conseguimos transformar a aprendizagem em algo possível e agradável, permitindo que o acadêmico formule questões, procurando explicações e soluções criativas; ele também acaba se envolvendo no processo de exploração e construção de sua própria aprendizagem, através da compreensão e a representação do mundo real interligado à matemática”.

Para melhor ser trabalhado, o projeto ‘A Cúpula’ foi dividido em etapas, onde num primeiro momento foi levado à sala de aula o tema cúpulas geodésicas e sua aplicação na área da Engenharia Civil e Arquitetura e qual a sua ligação com a geometria. Após discussões direcionadas e sob orientação da professora, os acadêmicos desenvolveram minimaquetes com papel, canudinho e espeto de churrasquinho, entre outros materiais.

Depois, veio a proposta de um projeto em escala maior com materiais de construção: “Cada equipe ficou responsável por construir duas cúpulas uma 2V e outra 3V, fazendo uso de canos PVCs, barras de ferro, madeira e entre outros”, conta a professora.

A finalização do Projeto culminou na apresentação dos trabalhos em sala de aula, onde cada equipe pôde expor as cúpulas construídas, apresentando o orçamento e demonstrando os cálculos necessários para a fabricação; também exibiram vídeos e fotos comprovando que a tarefa foi realmente cumprida pela equipe, já que foi uma atividade orientada, porém, extraclasse.

“A iniciativa buscou aliar teoria à prática oportunizando aos estudantes reflexão sobre suas decisões de projeto quando construídos, e também como forma de aproximar o pensar do fazer, sem deixar de encarar o erro como uma forma de aprendizagem, pois o domo pode ser feito em qualquer dimensão, desde que o tamanho das suas barras seja calculado corretamente”, ressalta a professora.

E avisa: “A iniciativa foi tão empolgante, que os estudantes já pensam numa ação futura: pretendem desenvolver uma cúpula geodésica 3V no palco do jardim do Câmpus, que posteriormente também poderá servir como objeto de pesquisa sobre estruturas, resistência de materiais dando continuidade ao processo investigativo”.

Redes sociais>